INSCRIÇÕES ABERTAS
Ulbra sedia projeto de formação de especialistas em programação
Selecionados ganham bolsa de R$ 1,8 mil e oportunidades de atuar na área

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a Fundação da Ulbra (Fulbra) e a Ulbratech estão apoiando o projeto de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC 55 - Apoio à Recuperação do Rio Grande do Sul). O programa visa formar especialistas em programação avançada para atender a crescente demanda por profissionais qualificados em Canoas e Região Metropolitana. Os selecionados receberão bolsa, notebook e a chance de atuar na área.
Os interessados podem se candidatar até 26 de março. Para participar, é necessário ter Ensino Médio completo ou ser graduado ou graduando nas áreas de tecnologia e ciências exatas. De acordo com o presidente da Ulbratech, Paulo Beck, a ambição do programa é não apenas capacitar, mas também integrar os jovens ao mercado de trabalho, impulsionando sua carreira e o desenvolvimento da região.
"Acreditamos que vamos gerar um grande número de empregos. A ideia é que, ao final do ano, possamos abrir uma segunda turma, ampliando ainda mais as oportunidades. Nosso objetivo é, acima de tudo, oferecer empregabilidade aos jovens, contribuindo para o fortalecimento do mercado local e a formação de profissionais altamente qualificados", afirma.
Conforme o diretor da Ulbratech, Alexandre Dias Ströher, a Ulbra oferecerá o espaço físico para a segunda etapa, enquanto a Ulbratech se encarregará de organizar, divulgar e facilitar as conexões no meio profissional.
"A Ulbratech desempenha um papel fundamental como agente local, promovendo inovação e empreendedorismo na região, tanto na Universidade quanto na comunidade em geral. Queremos proporcionar aos alunos uma formação alinhada às demandas do mercado", ressalta o diretor.
Sobre o programa
O programa, destinado a candidatos residentes em Canoas, Esteio, Cachoeirinha, Porto Alegre, Gravataí e Nova Santa Rita, é dividido em duas fases. A primeira fase é 100% online e consiste em um nivelamento em Computação Básica para os 250 candidatos selecionados. Na segunda, os 50 estudantes com melhor desempenho serão selecionados para a imersão em Computação Avançada no campus da Ulbra, em Canoas..
Como funciona:
- Seleção: serão escolhidos 250 participantes para a primeira fase do projeto.
- Nivelamento: 250 alunos participarão de aulas sobre Computação Básica (100% online, com o apoio de professores e monitores).Classificação: 50 estudantes serão classificados para a etapa de imersão no campus da Ulbra, em Canoas, e receberão uma bolsa mensal de R$ 1.800,00 (durante seis meses) e um notebook em comodato.
- Imersão: os alunos terão que trabalhar em equipe para o desenvolvimento de soluções computacionais.
- Resultados: os estudantes serão apresentados a uma banca avaliadora e serão aprovados para o desenvolvimento de novos negócios.
Realização e Apoio
O Projeto Residência em TIC 55 - Apoio à Recuperação do Rio Grande do Sul, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991 é realizado pela Fundação da Ulbra (Fulbra), Brisa, Ulbratech, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Softex e MCTI Futuro.
Para saber mais, acesse o site.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação da Ulbra
Notícias relacionadas
-
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra -
07
MAIIntegração Oficinas levam universo dos cursos EAD da Ulbra a alunos de ensino médio -
06
MAIEM BUSCA DE SOLUÇÃO Ulbra solicita ao CFM apuração sobre ato de interdição do HU