Emoção em conjunto
Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas
Novos médicos dividem momento com pais, familiares e amigos
Quantas histórias cabem em seis anos? Para um estudante de Medicina, muitas. Histórias, estas, que ganham um novo capítulo com a tão aguardada formatura. A cerimônia, realizada na última sexta-feira (10/1), no Teatro Fiergs, encerrou uma importante etapa da jornada acadêmica da turma que concluiu os estudos do curso de Medicina do campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no último mês de dezembro.
No palco, não eram apenas os 54 estudantes que aguardavam pelo tão sonhado diploma de médico. Mais do que isso, 54 famílias ansiavam viver esse momento tão esperado em conjunto - afinal, um sonho que se sonha junto é realidade. Principalmente porque, muitas vezes, esta conquista envolve estar distante de quem mais se ama.
É o caso de Alana Copetti, de 24 anos, que deixou a família em Santo Ângelo, na Região das Missões, para trilhar seu futuro em Canoas. Mas apesar de ter estado longe dos familiares e amigos, nunca esteve sozinha. "Quem mora longe da família tem esse peso a mais. Você vê priminhos nascerem, por exemplo, e tantas coisas que não está acompanhando. Mas chegar hoje e ver todo mundo contigo, vibrando a tua conquista... Se algum dia a gente achou que de repente era abrir mão de muita coisa para estar aqui, conquistando nosso sonho, eu acho que o dia de hoje fez tudo valer a pena, sem dúvida nenhuma", reflete a agora médica.
A presença das companhias espelha o poder agregador que uma conquista coletiva tem. Juliana Dal Forno e Alana se conheceram há mais de 10 anos em um grupo de jogadores amadores de vôlei. Acompanhada do marido, Fabrício Dal Forno, e dos amigos, vieram de longe para prestigiar este momento de glória. "Para nós, é gratificante saber que ela está se formando em uma faculdade que é difícil. Sabemos tudo pelo que ela passou e se privou para estar aqui. Ficamos muito felizes por ela e não podia perder esse momento" conta ela.
Pandemia e enchente marcaram período
A formatura da 48ª turma do curso de Medicina da Ulbra Canoas tem um sabor um pouco diferente. Além dos inúmeros desafios da graduação, uma pandemia global e a maior enchente da história do Rio Grande do Sul atravessaram a trajetória dos alunos e impuseram novas dificuldades. "Aconteceu tanta coisa nesses seis anos que a gente não é capaz de dimensionar. É muito emocionante olhar para os colegas e ver que todo mundo entrou um gurizinho, uma guriazinha, e está saindo assim, transformados", diz Alana.
Para a formanda Liara Copetti, de 26 anos, os acontecimentos a fizeram ter uma real percepção da importância da carreira escolhida. "Eu acho que durante esses anos e tudo o que passamos, a nossa responsabilidade evidencia o quão necessário o médico é para todos. Acho que a gente não tem noção do quanto isso representa e é importante para a população", comenta.
Essa percepção é fruto da qualidade do ensino da Ulbra, que há cerca de 30 anos forma médicos com excelência e empatia, de acordo com o professor Rogério Fett Schneider. Escolhido como homenageado da turma, ele fala com orgulho dos colegas formados pela Instituição. "Nós temos uma gama de excelentes professores, e ser escolhido entre um deles para ser homenageado é fantástico. Eu tenho a tranquilidade de dizer que já fui paciente dos meus alunos. Eles são muito bem preparados, estão num mercado de trabalho que é extremamente competitivo e estão se saindo muito bem", expõe Schneider.
Tradição, esta, que é reconhecida pela comunidade. Eloi Copetti, pai da formanda Liara, levou este quesito em consideração no momento de ajudar a filha a escolher onde cursar. "A gente já sabia da qualidade da Ulbra, além das pessoas da nossa região que também estudaram aqui", reflete.
O pró-reitor acadêmico da Ulbra no Rio Grande do Sul, Mauro Luiz Cervi, mantém a convicção nos diferenciais dos profissionais formados pela Ulbra. "Eles saem médicos formados com uma bagagem teórico-prática muito grande, porque o estudante de Medicina recebe uma carga prática desde o primeiro momento em que entra na Universidade. Nosso aluno sai realmente preparado para exercer a profissão. Nós temos absoluta confiança nos profissionais que nós estamos entregando para o mercado e temos certeza de que saem daqui como embaixadores do cuidado, da ciência e da ética, honrando a história da nossa Instituição e contribuindo para um mundo melhor", afirma.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas
Últimas notícias
-
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde