NOVIDADE EM SALA DE AULA
Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares
Entenda como a novidade impacta na rotina dos estudantes
A Rede de Escolas da Ulbra começa o ano com uma novidade importante: a restrição ao uso de celulares em sala de aula, em conformidade com a lei sancionada nesta segunda-feira (13/1) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida, que impacta tanto os estudantes quanto seus responsáveis, tem como objetivo melhorar a qualidade do aprendizado.
Conforme a gerente de Políticas Pedagógicas da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Núrfis Vargas, esta nova realidade trará mudanças fundamentais. "Sabemos que os aparelhos eletrônicos fazem parte do nosso dia a dia, mas queremos criar um ambiente ainda mais propício para o aprendizado e a interação. Queremos que todos possam aprender com atenção e se divertir com os amigos. Sem os celulares atrapalhando, as aulas ficam mais interessantes", ressalta.
O que muda em sala de aula
A medida vai restringir a utilização de eletrônicos durante aulas, intervalos e recreios, mas também levará em consideração casos pedagógicos ou situações de emergência. Confira as regras que serão implementadas nas Escolas da Ulbra:
- Mais segurança para os pequenos: Para garantir a segurança dos mais novos, os alunos que frequentam até o 5º ano não poderão entrar na escola com celular.
- Celular na mochila: Estudantes do 6º ano em diante devem deixar seus celulares na mochila durante as aulas, recreios e intervalos.
- Somente para estudar: Com a permissão do professor, os alunos poderão usar o celular para atividades de estudo, como pesquisas ou apresentações.
Benefícios para os alunos
De acordo com a superintendente de Ensino Básico da Aelbra, Carin Kuchenbecker, a ausência do dispositivo pode reduzir distrações, permitindo maior concentração no conteúdo ensinado e nas atividades escolares, mas também é importante que a proibição seja acompanhada de um diálogo sobre o uso consciente da tecnologia e de estratégias pedagógicas que considerem os avanços digitais.
"Sem o equipamento, há menos interrupções causadas por notificações ou mensagens, criando um ambiente mais calmo e propício ao aprendizado. Os alunos podem interagir mais uns com os outros e com os professores, o que favorece a comunicação e o trabalho em equipe. Além disso, é uma forma de evitar problemas como o acesso a conteúdo ou a utilização inadequada, como na prática de cyberbullying, por exemplo", explica Carin.
Canais de comunicação com os pais
Além das mudanças relacionadas ao uso de celulares, a escola reitera a importância da comunicação contínua com os pais e responsáveis. Para isso, serão mantidos os canais de contato tradicionais, como a agenda digital, que permite acompanhar o desempenho dos alunos, e o telefone fixo, para conversas mais detalhadas. O WhatsApp também permanece disponível para dúvidas rápidas e comunicação informal.
Confira os colégios que fazem parte da Rede de Escolas da Ulbra:
GO | Goiatuba - Colégio Ulbra Antares
Go | Itumbiara - Colégio Ulbra de Aplicação
PA | Santarém - Colégio Ulbra Cristo Salvador
RS | Cachoeira do Sul - Colégio Ulbra São Pedro
RS | Canoas - Colégio Ulbra Cristo Redentor
RS | Canoas - Colégio Ulbra São João
RS | Guaíba - Colégio Ulbra martinho Lutero
RS | Sapucaia do Sul - Colégio Ulbra São Lucas
TO | Palmas - Colégio Ulbra Palmas
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas
Últimas notícias
-
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde