Reconhecimento à Pesquisa
Alunas da Medicina da Ulbra homenageadas por trabalho sobre câncer de mama
Pesquisa conquistou 1º lugar em Congresso Brasileiro de Mastologia
Em um momento de celebração e reconhecimento, as alunas de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foram homenageadas pela Instituição por terem conquistado o 1º lugar no Congresso Brasileiro de Mastologia. Destacando-se com uma pesquisa sobre o uso da Inteligência Artificial no diagnóstico precoce do câncer de mama, Isabella Schnorr Paglioli, Rafaela Zell, Camila Salles e Marina Frosi Amaral, juntamente com Maria Catarina Wilhelms Guimarães, ex-aluna da Ulbra, apresentaram o trabalho Avanços em IA e Exames Genéticos para o Diagnóstico Preventivo do Câncer de Mama. O congresso é um dos mais importantes eventos do cenário médico e científico do Brasil na área de mastologia.
"Foi surreal. Quando vimos que nosso trabalho havia ficado em primeiro lugar, foi uma mistura de incredulidade e alegria. É um reconhecimento pelo esforço e pela dedicação que tivemos. A homenagem de hoje é, realmente, muito gratificante", destacou a estudante Camila.
As alunas foram presenteadas com placas em homenagem e reconhecimento pelo trabalho e pela contribuição para a história da Universidade. Durante a cerimônia, diversas autoridades da Ulbra, incluindo o presidente da Aelbra, Carlos Melke, e o vice-presidente, Antonio Carlos Romanoski, exaltaram o desempenho das alunas. "Em nome da Ulbra, queremos dizer que para nós é um motivo de orgulho contar com alunas como vocês, motivadas, proativas, que pensam no mundo do futuro, na tecnologia. Não é fácil fazer o que vocês fizeram", ressaltou Melke.
Potencial para um futuro promissor
"É emocionante ver o resultado de tanta dedicação e como elas se destacaram em meio a tantos profissionais experientes. Esse prêmio reflete o futuro promissor que elas têm pela frente. Temos muito orgulho pelo grandioso trabalho apresentado, orgulho da competência que colocou vocês em primeiro lugar", afirmou o diretor da área da saúde, Daniel de Brum.
Para o reitor da Ulbra no RS, Adriano Chiarani, a missão da Instituição é ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, e é esse tipo de projeto que reflete a excelência da Ulbra e o potencial transformador da pesquisa. "Estamos muito orgulhosos, esperamos que esse seja o primeiro degrau de muitos outros que vocês vão alcançar. A Instituição preza pela excelência. Desejamos sucesso, contem conosco, continuaremos juntos na caminhada de vocês", enfatizou Chiarani.
A pesquisa como aliada
A pesquisa nasceu de uma ideia inicial compartilhada entre as estudantes, durante as férias. A proposta abordou como essas novas ferramentas tecnológicas estão transformando o panorama da medicina diagnóstica, ampliando as chances de tratamento e sobrevivência para milhares de mulheres. O estudo destaca como o algoritmo de Inteligência Artificial pode aprender a discernir o tamanho, a forma e o padrão de textura do câncer de mama. Assim, é possível identificar quais características da imagem indicam a presença de uma lesão maligna, além de ser rápido e preciso, podendo resultar em diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes para os pacientes.
"É muito importante ter o apoio e o reconhecimento da Universidade. Nós nos espelhamos nos nossos professores. A pesquisa é uma parte muito importante dentro da Medicina, precisamos sempre trabalhar com a Medicina baseada em evidências. Fazer parte de pesquisas e colocar a mão na massa desde o início do curso é essencial. Nós vamos continuar nessa área da pesquisa, sempre buscando novos conhecimentos, entender mais sobre a área da Inteligência Artificial, uma área muito nova. Esse é o futuro", ressaltou a aluna homenageada, Marina.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação da Ulbra
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra