Ulbra Xperience 2024
Alunos abordam soluções para o meio ambiente na Mostra de Ciências
Estudantes trabalham de políticas públicas a reutilização de materiais
A busca por soluções movimentou as pesquisas apresentadas na IX Mostra de Ciências e Inovação do Ulbra Xperience 2024, que aconteceu nesta quarta (13/11), no campus Canoas da Ulbra. A feira reúne trabalhos de escolas públicas e privadas, promovendo a integração e unindo a ciência produzida na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Ensino Médio com a Universidade. Entre os temas principais, as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio foram o grande destaque, resultando em uma série de trabalhos.
As alunas do 4º ano do Colégio Ulbra Cristo Redentor Valentina de Souza Nicolao e Sofia Diehl Saraiva decidiram responder uma pergunta feita por muitas pessoas ao longo do mês de maio: o que aconteceu com o Rio Grande do Sul nas enchentes? "É muita coisa. A gente descobriu que teve a precipitação, que foi por causa da terra que não tinha vegetação, e estudou bastante", conta Sofia. Para as estudantes, a grande lição que fica com a pesquisa é sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. "Eu acho que as pessoas poderiam ter mais cuidado com a natureza e tentar se preocupar com os animais", desabafa Sofia. "E eu acho que eles poderiam parar com o desmatamento, porque eles sabem que essas enchentes são muito prejudiciais", conclui Valentina.
Mariana Pedrale, Isabela da Silva Gonçalves e Miguel Fernandes Barroja analisaram as consequências deixadas pelas cheias, principalmente na economia. "O preço do arroz aumentou muito durante a enchente", conta Mariana. Para Isabela, estar na Ulbra apresentando o trabalho é uma grande oportunidade. "É estar dando um pouco do conhecimento do que a gente conseguiu aprender e pesquisar para as pessoas", relata. Já Davi Araújo Muller e João Wolfgramm buscaram soluções para o enfrentamento das catástrofes climáticas através de políticas públicas que já se mostraram eficazes em outros lugares. As cidades-esponja e os bueiros inteligentes, que utilizam plantas para aumentar o escoamento da água, foram alguns dos conceitos apresentados pelos alunos. Tudo isso passa pela escolha de representantes que trabalhem para promover essas soluções. "Pense bem no candidato e se ele tem alguma proposta para evitar as enchentes", aconselha Davi.
Cidadania em pauta
Para a professora Caroline Flores Braga, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, que orientou os alunos, a escolha deste tema para as pesquisas evidencia o papel de cidadãos que os alunos já cumprem desde cedo. "Foi unânime. E esse é o objetivo, para além da sala de aula, levar o conhecimento para fora. Eles são críticos. Eles conseguem ter esse olhar crítico e serem preparados para a vida, não só pro ENEM, mas para tudo. E assim eles vão dando continuidade, levando pros familiares e amigos", relata a professora.
E este é o grande objetivo ao trazer os alunos das escolas para dentro da Universidade, segundo o coordenador pedagógico da Educação Básica e Técnica da Rede de Escolas da Ulbra, Maikel Lucas Nascimento. "Toda a atividade deveria ir para além dos muros da sala de aula, porque pode ser algo muito grandioso que pode se espalhar e virar um grande projeto. E a partir do momento que você pensa em um projeto, ele cresce, e você o leva para uma feira, você vê materializado todo aquele empenho, não só do professor, mas também dos estudantes, em fazer algo diferente", comenta Nascimento.
O papel cidadão da pesquisa também se reflete em outros temas. Os alunos do 6º ano do Colégio Ulbra São Lucas, Luiza Ávila Müller, Murilo da Silva, Guilherme Rapack Silveira e Miguel Diniz Barbosa levaram à feira uma solução para reaproveitar os uniformes escolares que deixam de ser utilizados, transformando-os em bolsas. "A gente precisa não prejudicar o meio ambiente. Hoje em dia a gente tem que fazer mais para cada vez melhorar, né?", questiona Miguel.
A feira ainda reúne trabalhos realizados em outras escolas. Anna Júlia Dias Chies e Giulia Santos de Oliveira Martins, de 15 anos, estudam no Colégio La Salle de Canoas e pesquisaram sobre violência contra a mulher. "A psicologia fala muito sobre quebrar ciclos. Quando uma mulher é agredida e tem uma filha, a gente tem que acabar quebrando esse ciclo da violência. E a gente acha muito importante mostrar os dados para as pessoas, porque se sabe que existe a violência e o feminicídio, mas ninguém sabe o quanto isso é ruim para a sociedade", opina Giulia. "É muito lindo ver quando eles saem das paredes da nossa sala de aula, dos muros da escola, e a gente consegue perceber o quanto eles são respeitosos, dedicados e conseguem promover aquilo que pesquisaram", conclui o professor Bráulio Fonseca.
Ulbra Xperience 2024
O Ulbra Xperience é o evento que reúne estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior de todo o país, inclusive iniciantes ou já inseridos no universo extensionista ou de pesquisas científicas. Paralelamente à mostra, ocorre a visitação dos alunos do 3º ano à feira das profissões da Universidade. Nesta edição, com o tema "O jogo da sua vida começa aqui", traz uma oportunidade única para os estudantes, conectando tecnologia e educação de maneira interativa e inovadora. O evento acontece até o dia 14 de novembro, no térreo do prédio do Parque Tecnológico Ulbratech, no campus da Ulbra Canoas, e é aberto à comunidade.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
13
NOVUlbra Xperience 2024 Game que simula trabalho no campo é destaque da Agronomia e Veterinária -
12
NOVUlbra Xperience 2024 Enchente de maio é tema de pesquisas do Salão de Extensão
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras