Ulbra Xperience 2024
Enchente de maio é tema de pesquisas do Salão de Extensão
Mostra de trabalhos científicos abordou diferentes visões
As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio inspiraram um dos trabalhos que abriram o Salão de Extensão do Ulbra Xperience 2024. A formanda em Psicologia pela Ulbra Aline Longhi Cirne da Silva acompanhou a tragédia de perto, atuou como voluntária no campus Canoas e transformou sua experiência em uma pesquisa científica. "Foi um pouco mais difícil. No ano passado, eu fiz uma pesquisa em que eu tive que procurar dados. Dessa vez não, eu vivenciei todos os dias aqui e participei de várias frentes", conclui.
O trabalho de Aline integrou a mostra científica que chegou à sua 16ª edição nesta terça-feira (12) com um espaço consolidado para a divulgação, promoção e acompanhamento de Projetos de Extensão e da Curricularização da Extensão (PEIs) nas Instituições de Ensino Superior da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Uma das marcas deste ano é a diversificação de temas de pesquisa. Fruto de uma transformação realizada em toda a abordagem da mostra, de acordo com Cristine Fischer, da pró-reitoria acadêmica da Ulbra. "Esse ano, a gente conseguiu consolidar o processo de uma socialização dos trabalhos, através de apresentações mais disruptivas. Não são mais PowerPoints tradicionais, mas uma conversa entre os estudantes", explica.
Ainda segundo Cristine, estas mudanças também têm como objetivo estimular habilidades que, cada vez mais, vêm sendo preconizadas em sala de aula. "Assim, os alunos conseguem trabalhar as competências da comunicação verbal, expondo a problemática do trabalho e como ela foi traduzida na sala de aula para poder trazer alguma solução para a sociedade", conclui.
Pró-reitor prestigia apresentações
A pró-reitoria da Ulbra acompanhou de perto os trabalhos realizados pelos alunos. O pró-reitor Mauro Luiz Cervi conversou com alunos e destacou a importância da diversificação de temas e da exposição dos resultados. "A pesquisa que efetivamente traz resultados que você possa compartilhar com a comunidade é muito importante porque você vê o esforço realizado pelos estudantes das mais diversas áreas, buscando a pesquisa, buscando agregar o conhecimento e, principalmente, uma oportunidade de compartilhar e socializar o resultado da pesquisa", reflete.
Para abordar a atuação da Ulbra durante as cheias de maio, acolhendo 7,8 mil pessoas desalojadas de suas casas, Aline se reuniu com demais colegas na busca de soluções para treinamento dos profissionais da saúde em situações de catástrofes. "A principal conclusão a qual a gente chegou é sobre a necessidade de uma capacitação anterior para todos os estudantes, para que a gente tenha essa bagagem antes de qualquer acontecimento", evidencia.
Em outra abordagem, a pesquisa das alunas do curso de Direito da Ulbra Guaíba Alexandra Medeiros da Silveira e Yasmin Rocha da Silva Antunes abordou os direitos humanos. A partir de números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as estudantes investigaram a morosidade do sistema judiciário. "Cento e quarenta e sete mil processos estão sem julgamento há mais de 15 anos, o que veda o princípio da presunção da inocência, porque não sabemos se realmente são acusadas ou suspeitas", conta Yasmin. "Temos uma alta demanda, poucos juízes, uma carga de trabalho muito grande para esses juízes e o que temos é uma não-resposta, tanto para a vítima quanto para os réus. Então, a Justiça lenta é uma injustiça. Logo, é uma Justiça lenta, falha e que, muitas vezes, antecipa a pena do réu", reflete Alexandra.
Ulbra Xperience 2024
O Ulbra Xperience é o evento que reúne estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior de todo o país, inclusive iniciantes ou já inseridos no universo extensionista ou de pesquisas científicas. Paralelamente à mostra, ocorre a visitação dos alunos do 3º ano à feira das profissões da Universidade. Nesta edição, com o tema "O jogo da sua vida começa aqui", traz uma oportunidade única para os estudantes, conectando tecnologia e educação de maneira interativa e inovadora. O evento acontece até o dia 14 de novembro, no térreo do prédio do Parque Tecnológico Ulbratech, no campus da Ulbra Canoas, e é aberto à comunidade.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024