REDE DE INOVAÇÃO
Ideathon na Ulbra: maratona de inovação transforma desafios em soluções
Evento reuniu alunos, professores e colaboradores técnicos-administrativos
Nesta quarta-feira (30/10), o campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foi palco do Ideathon Ulbratech Canoas, um evento que desafiou professores, alunos e colaboradores técnico-administrativos a desenvolverem soluções inovadoras para a Instituição. O programa de imersão, inspirado em maratonas e hackathons, reuniu oito equipes multidisciplinares, cada uma composta por seis integrantes, para abordar temas como transformação digital, reposicionamento de marca, parcerias estratégicas, sustentabilidade financeira e personalização da educação.
"Está sendo uma iniciativa fantástica para desenvolvermos idéias que melhorem a estrutura que já temos aqui, o debate em conjunto é enriquecedor para a instituição inteira e está sendo bastante gratificante o brainstorm que estamos tendo", ressalta o estudante de Medicina Veterinária, Rodrigo Lambert.
Conforme o diretor da Ulbratech (Rede Ulbra de Inovação), Alexandre Stroher, para este projeto piloto, os grupos foram formados estrategicamente e ainda contaram com a ajuda de mentores.
"É a primeira vez que fazemos isso na Ulbra, sempre fazemos para público externo. Essa metodologia, esse espaço é voltado para criação, para gerar produtos e serviços inovadores para a Ulbra. O objetivo é ser colaborativo, estamos conectando pessoas de vários setores e áreas para ouvir suas contribuições. É um exercício de liderança e habilidades", destaca Stroher.
Pensando fora da caixa
Para a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Alessandra Raupp, participar deste tipo de evento é uma oportunidade extremamente importante. "A Ulbra é uma Universidade pela qual eu tenho muito carinho, e poder contribuir com ideias, sendo aluna, é uma experiência maravilhosa", ressalta.
"É importante discutir e pensar fora da caixa. Pensar como nós, que estamos atuando na Universidade, podemos contribuir para o crescimento dessa Instituição que é tão importante para a sociedade. Estar com pessoas que pensam diferente é sempre um desafio, mas também é muito gratificante. Quando conseguimos alinhar as ideias, conseguimos um crescimento maior. Precisamos entender que opiniões divergentes fazem o crescimento", enfatiza o professor da Ulbra, João Victor Laureano.
De acordo com Stroher as apresentações de ideias, serão avaliadas por uma banca composta por diretores e especialistas e a expectativa é que as melhores soluções possam ser implementadas, reforçando assim, o compromisso que a Ulbra possui com a inovação e a colaboração.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra