RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ulbra: maior abrigo do RS é destaque na SDX24
Reitor da Ulbra falou sobre impacto das enchentes e responsabilidade social
O impacto das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul também foi assunto na Sul Digital Xperience (SDX 24). O evento, realizado no Teatro do CIEE-RS em Porto Alegre, que reuniu os maiores nomes do mercado digital para falar sobre estratégias de negócio, também focou nos desafios enfrentados por empresas de diversos setores e nas soluções implementadas para lidar com a crise climática que ocorreu em maio. Como maior abrigo do estado, recebendo cerca de 8 mil pessoas desabrigadas, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foi representada pelo reitor no RS, Adriano Chiarani.
O painel, mediado pelo jornalista Fernando Perdigão, promoveu um espaço para a troca de experiências que tratou das dificuldades operacionais, impacto nas equipes, adaptações para retorno às atividades e discussões sobre resiliência e planejamento futuro.
Chiarani destacou a importância da responsabilidade social, enfatizando como a Ulbra se posicionou no enfrentamento da crise. A instituição não apenas acolheu os desabrigados, mas também se empenhou em apoiar as pessoas, fornecendo diversos tipos de atendimento, demonstrando seu compromisso com a sociedade.
"As salas de aula e os prédios da Universidade se transformaram em moradia por 64 dias. Quando nós recebemos todo aquele quantitativo de pessoas, não tínhamos nenhum plano a seguir. O que fazer diante de tudo aquilo? Nós montamos equipes focadas em áreas de infraestrutura, saúde e alimentação. Envolvemos os nossos cursos, coordenadores, os nossos líderes na área de gestão. E ali começamos, então, a desenhar um plano para atender todas as demandas que iam aparecendo", ressaltou o reitor.
Alunos, funcionários e comunidade na linha de frente
A Ulbra possui 52 anos de história, com nove unidades de educação básica e 11 unidades de ensino superior presentes do Norte ao Sul do país. Além disso, conta com mais de 40 polos de educação a distância (EAD) distribuídos em todas as regiões brasileiras.
Conforme Chiarani, graças a esses números que a Ulbra possui, somados com mais de mil voluntários, além do envolvimento de pessoas em todo o país, foi possível proporcionar, naquele momento de muita dor e de insegurança, qualidade de vida para superar e suportar um momento difícil e oferecer meios para que os atingidos pela enchente tivessem a sua dignidade restabelecida.
O evento reforçou a relevância da união, colaboração e responsabilidade social em tempos de adversidade e contou com a presença da diretora de Marketing do Laboratório Saúde, Martha Nunnenkamp, do diretor Geral da Rede Master, Roberto Snel, e do diretor de Marketing da RDCTV, Guilherme Paaz.
"Temos que tirar aprendizados e acho que na minha concepção a melhor forma de mudar os cenários é por meio do aprendizado. E isso não se dá somente numa escola, numa instituição de ensino. Acontece na interação, na troca de experiências. O que nós podemos tirar de lição nesse contexto todo é que juntos somos uma potência enorme. Nós temos uma força, uma resiliência gigante. A Ulbra tem orgulho de ter as suas raízes aqui no Sul e de levar a esse país novos dias por meio do aprendizado. Essa é a nossa missão e o nosso desafio", conclui Chiarani.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra