AULA PRÁTICA
Dia de procedimentos gratuitos no Hospital Veterinário da Ulbra
Cinquenta animais passaram por castração, vacinação e microchipagem
O Hospital Veterinário e o curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) promoveram nesta terça-feira (22/10), no campus Canoas, uma ação alusiva ao Dia dos Animais, comemorado em 4 de outubro. Cerca de 50 animais, entre cães e gatos, foram submetidos, de forma gratuita, a procedimentos como vacinação, castração e microchipagem. O projeto de extensão existe desde 2006, e nele os alunos têm a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendem na sala de aula.
"É uma chance de pôr a mão na massa, fazer as castrações, ter contato com os tutores, fazer vacinação e microchipagem. Hoje estamos recebendo 23 cães e 27 gatos. Nós oferecemos em torno de duas semanas para os tutores se inscreverem para os procedimentos de hoje", destaca a coordenadora do Hospital Veterinário da Ulbra Canoas, Marina Castallat.
Oportunidade para aprender e ajudar
Conforme o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Jean Soares, a ação oferece vários benefícios. "É um projeto onde todo mundo ganha. Ganha a comunidade de uma forma geral, que tem aqui um serviço sendo prestado. Ganham os alunos, que estão vivenciando a sua profissão de forma prática. Ganham os animais que são atendidos", ressalta.
O aprendizado na prática é uma característica do ensino oferecido pela Ulbra. Para a aluna do sexto semestre de Medicina Veterinária da Instituição, Daniela Martins Azevedo, essa é uma oportunidade para os estudantes adquirirem mais conhecimento e prestar um importante serviço para a comunidade.
"É uma ação para ajudar a população, ajudar quem precisa e não tem condições de fazer o procedimento. Assim, ajudamos a reduzir o número de animais nas ruas. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para os estudantes de Medicina Veterinária que estão para se formar. Os estudantes fazem o procedimento cirúrgico com o auxílio e com a supervisão dos professores. Então, é uma grande oportunidade para todos", afirma Daniela.
Uma questão de saúde pública
A castração é fundamental para o controle populacional de animais de estimação, sendo uma medida eficaz na prevenção ao abandono e da superpopulação. Além de contribuir para a saúde dos animais de estimação, reduzindo o risco de doenças reprodutivas e comportamentos indesejados, a castração também promove a adoção responsável e garante um futuro mais saudável e seguro para os animais, com bem-estar e uma convivência mais harmoniosa.
É o caso do Daniel dos Santos Campanhoni, que adotou o seu cachorro Goat depois da enchente que ocorreu no Estado e agora procurou o serviço oferecido pela Ulbra para castrar o seu animal de estimação. "Ele anda brigando com outros cachorros nas tentativas de socialização. Pesquisei e vi que é a forma mais saudável de lidar com a situação. Além de ser uma questão de saúde pública e uma forma de evitar superpopulação", ressalta o tutor.
Como destaca Soares, a castração tem uma série de benefícios para os animais. "Procedimentos como castração, por exemplo, controlam uma série de patologias. Além de reduzir essa procriação indiscriminada dos animais, existem outras vantagens como a questão de doenças sexualmente transmissíveis, brigas entre animais, principalmente de machos, pois os animais ficam com um temperamento mais calmo. A castração é um procedimento relativamente simples, mas que traz uma série de benefícios", conclui o coordenador.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra