Esporte e lazer
Jogos Escolares do RS consagram o complexo esportivo da Ulbra
Estudantes de diversas cidades destacam infraestrutura
Os participantes da 53ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) estão impressionados com a infraestrutura do complexo esportivo da Ulbra, em Canoas, que pela primeira vez sedia todas as modalidades em um único local. Estudantes de diversas cidades destacam a organização e o conforto proporcionados pelas instalações, que incluem ginásios amplos, pistas de atletismo e quadras poliesportivas.
Gabriele Estael, 15 anos, da Escola Estadual Alberto Pasqualini, de Passo Fundo, descreveu os ginásios como "grandes e bem estruturados", enfatizando que participar de um evento assim é uma "experiência rara". Sua colega Thays Lopes, 17, que joga futsal desde os 11 anos, afirmou que a visita à Ulbra a motivou a considerar estudar no campus, ressaltando que está "adorando a estadia".
Carlos Eduardo Godinho, 13, capitão do time de basquete da Escola Municipal Imaculada Conceição, de Guaporé, destacou a facilidade de ter todas as competições no mesmo lugar: "Evita problemas de deslocamento e parece coisa de primeiro mundo, de atletas profissionais". A professora Cássia Ortolan compartilhou a opinião, apontando que o formato centralizado facilita o acompanhamento dos alunos.
Várias modalidades
A competição, que envolve cerca de 2,3 mil atletas de 30 Coordenadorias Regionais de Educação, está sendo realizada entre 19 e 23 de outubro e inclui as modalidades de atletismo, basquetebol, bocha paralímpica, futsal, handebol, tênis de mesa, orientação, vôlei e xadrez. Além das disputas esportivas tradicionais, o evento conta com a estreia dos e-sports, com partidas de futebol virtual, e modalidades adaptadas para estudantes com deficiência.
Com mais de 135 mil estudantes mobilizados desde a fase inicial, o Jergs é o maior evento esportivo estudantil do Estado, organizado pela Secretaria da Educação (Seduc) do Estado. A final estadual, que acontece no campus da Ulbra, reforça o compromisso de integração, com competidores alojados nos prédios da universidade e compartilhando experiências durante os cinco dias de evento. As finais do basquetebol e do futsal encerram a competição na quarta-feira, 23 de outubro.
Marcelo Miranda
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra