Aprendendo na prática
Ulbra investe em novos equipamentos para cursos de Medicina e Enfermagem
Aquisições visam preparar os alunos para as atividades práticas
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) adquiriu mais equipamentos para os laboratórios da área da Saúde do campus Canoas. Agora, a Universidade conta com novos manequins e simuladores de membros, que vão auxiliar os alunos em aulas práticas de curativos e sondagens, intubação adulta e pulsões pediátricas dos cursos de Medicina e Enfermagem.
As aquisições se somam à Central de Laboratórios do campus Canoas, que passou recentemente por uma grande transformação. Após uma série de reformas, as novas instalações oferecem uma infraestrutura moderna, acessível e ainda mais completa. São 32 laboratórios espalhados por quatro andares do prédio 19, permitindo uma formação integrada, unindo todos os cursos da área da saúde.
Os equipamentos proporcionam a compreensão de múltiplas habilidades de assistência direta ao paciente. Eles permitem que o aluno tenha um primeiro contato com coleta de exames laboratoriais, gasometria, pulsão intravenosa com cateter e outros. Um dos diferenciais também está no manequim que possui um indicador de led que informa quando o aluno age corretamente no treinamento de reanimação cardiopulmonar.
Abordagem multiprofissional para aprendizado completo
Um dos diferenciais da experiência de aprendizado proporcionada pela Ulbra é a oferta de aulas práticas em laboratório desde os primeiros semestres. A Universidade conta um acervo de amostras do corpo humano dos doadores anatômicos, além de ter à sua disposição uma série de tecnologias de ponta, como os equipamentos recém-chegados. Os manequins permitem que os alunos pratiquem habilidades essenciais, como cuidados e procedimentos básicos com o paciente, em um ambiente seguro e controlado.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Priscila Carvalho Fogaça, os manequins chegam para completar o aprendizado dos alunos. "Antes de executar diretamente no paciente, quando o aluno faz o treino no manequim, nós conseguimos corrigir e ele consegue perceber a necessidade de algumas ações, simulando realidades que eles vão vivenciar na vida profissional e como acadêmicos diretamente com os pacientes", explica Priscila.
Da mesma forma, a coordenadora dos Laboratórios da Ulbra no campus Canoas, Roberta Rocho, destaca a importância dos novos equipamentos para que os alunos cheguem preparados para o atendimento aos pacientes. "Com a adição desses recursos, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar suas competências técnicas e desenvolver a confiança necessária para a prática clínica. A importância dessa aquisição se reflete na preparação dos futuros profissionais de saúde, que sairão mais bem equipados para enfrentar os desafios do atendimento ao paciente", opina Roberta.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra