INÍCIO DE UM SONHO
Futuros médicos celebram com familiares Cerimônia do Jaleco da Ulbra
Evento que marca começo da jornada acadêmica aconteceu no sábado
A Cerimônia do Jaleco, que ocorreu na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas, no sábado (28/9), é um momento marcante para os futuros médicos e seus familiares. O evento é um rito de passagem para os estudantes que estão iniciando a graduação em Medicina, além de simbolizar a importância do compromisso com a saúde e o cuidado com o próximo, responsabilidades fundamentais da profissão.
"A medicina é uma escolha de vida. Ao lutar por esse caminho, vocês alcançarão uma profissão que exige dedicação, sacrifício e, acima de tudo, humanidade. Aqui vocês terão uma das melhores formações do país. E vocês não chegaram aqui sozinhos. Cada um de vocês traz consigo uma rede de apoio formada por seus familiares, amigos e professores. Hoje, ao vestirem o jaleco, lembrem-se, essa conquista também é deles", ressaltou o presidente da Aelbra, Carlos Melke.
Mais do que uma profissão, a Medicina é uma vocação que requer um forte compromisso com o bem-estar e a vida. A prática envolve não apenas a capacidade de demonstrar compaixão, mas também a responsabilidade de se manter constantemente atualizado, a fim de contribuir para a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Conforme Melke, a Cerimônia do Jaleco representa uma lembrança constante da missão de cuidar, de acolher e de honrar a vida em todas as suas formas, e as instalações modernas e os recursos tecnológicos extraordinários da Universidade estão à disposição para dar início a esse sonho.
Uma conquista de toda a família
"Eu agradeço muito por poder ver o que está sendo realizado hoje. É uma conquista de toda a família. Eu acho que orgulho define. É uma realização dela que nos realiza também. Foi um sacrifício enorme que ela fez para estar aqui", destacou Eraci dos Santos Batista, mãe da Diana Ghisleni, 22 anos, que ingressou esse semestre na Medicina da Ulbra em Canoas e vestiu o jaleco pela primeira vez.
Desde pequena, Diana sempre quis ser médica. "Estar aqui na Ulbra tem sido uma emoção muito grande. Eu passei pelo Fies. Eu acho que só fui realmente acreditar que eu estava dentro no primeiro dia de aula. Para mim, é a realização de um sonho. E, também, saber que eu vou poder proporcionar uma vida melhor para a minha família. Eu acho que, para a minha mãe, é uma felicidade saber que eu estou realizando esse sonho", afirmou a futura médica.
Continuação de um legado
Avó do aluno Flávio Schultz, a pediatra Elza Maria Santos Schultz destaca que a medicina é uma profissão apaixonante, que tem o amor ao próximo como principal norte. "Agora, meu neto está oficialmente dentro da universidade, cursando Medicina. E nós que tivemos sempre uma vida voltada para o social, para o paciente, para a nossa sociedade, dentro da Medicina, estamos muito felizes de poder passar o bastão para o Flávio", comemorou.
"É um dia muito feliz. A gente vê as nossas escolhas sendo concretizadas. É muito bom estar aqui estudando e me dedicando ao que eu sempre gostei, que é a Medicina. Nós temos médicos na família, tem minha avó, meu avô que é médico. Acho que isso é uma conquista para toda a nossa família. Se tudo der certo, estarei no hospital, trabalhando, fazendo minha especialização. É onde eu desejo estar", afirmou o estudante.
Infraestrutura de ponta
Conforme o superintendente de Educação Superior da Aelbra, Fabiano Pereira Alves, a missão da Ulbra não é apenas formar médicos comprometidos, mas também profissionais completos, preparados para experimentar os desafios da ciência e da prática médica em um mundo em constante transformação.
"Nossa equipe de professores reúne profissionais altamente qualificados com vasta experiência. Minha responsabilidade é garantir que vocês tenham à disposição uma infraestrutura de ponta, metodologias educacionais inovadoras, um currículo de excelência e, acima de tudo, um corpo docente que esteja comprometido com a formação. Aos pais e familiares, sabemos que é um começo de muito orgulho, um sonho que está se transformando em realidade", frisou Alves.
Com 52 anos de história, a Universidade está presente de norte a sul do país. Para o reitor da Ulbra no RS, Adriano Chiarani, o foco é que os estudantes alcancem seus objetivos e saiam formados depois de trilhar um caminho de excelência e de qualidade com tradição no ensino.
"Estamos dando a mão a vocês, alunos, familiares, para essa jornada de seis anos. O nosso objetivo como Universidade é vê-los como médicos e médicas, fazendo a diferença nessa comunidade. Sejam bem-vindos a esta Universidade, caminhem conosco o caminho do aprendizado", completou Chiarani.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra