ENSINO NA PRÁTICA
Alunos de Medicina visitam novo Centro de Especialidades da Ulbra
Estudantes destacam infraestrutura de ponta e diferencial na formação
Alunos do curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) visitaram, nesta sexta-feira (27/9), o novo Centro de Especialidades. O espaço foi projetado para aprimorar a prática clínica e o aprendizado dos estudantes. Os 40 consultórios novos serão utilizados em situações práticas, promovendo um ensino ainda mais eficaz e humanizado.
Para Carlos Huppes, que está no 2° semestre de Medicina, os consultórios vão fazer muita diferença para os futuros médicos formados na Ulbra. De acordo com ele, a Instituição está formando muitos profissionais qualificados, e isso se dá, em parte, à infraestrutura disponibilizada.
"Estamos muito ansiosos para começar a usar essa estrutura. É uma estrutura de ponta que só ressalta a excelência de ensino da Ulbra. Eu adorei os consultórios, eles vão complementar muito nossa formação. Ao meu ver, isso pesa também para o nome da Universidade perante a comunidade. Uma vez que vamos realizar inúmeros atendimentos, vamos colaborar para a redução de filas nos pronto atendimentos", ressalta o aluno.
Aprendizado diferenciado
"Eu espero que a gente tenha as nossas aulas aqui o mais rápido possível, que a gente consiga utilizar essa estrutura o máximo possível e com maior aproveitamento", ressalta a estudante do 4° semestre, Fernanda Cavinatto.
A prática faz parte do método de ensino da Ulbra. Conforme a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Micheli da Silva Meirelles, a estrutura vai ser uma forma de o aluno vivenciar diversos tipos de atendimentos, o que vai favorecer a aprendizagem.
"É importante que eles vejam todo o ambiente, conheçam essa estrutura que está sendo feita para eles e consigam dar sugestões de melhorias para que essa estrutura seja a melhor estrutura, que forneça os melhores subsídios para eles poderem atender e aprender de uma forma diferenciada", afirma Fernanda.
Aberto a novas ideias
De acordo com o diretor dos cursos de Medicina da Ulbra, Marcelo Guerra, na ação de ensino-aprendizagem não é possível separar o ensino, aquilo que o professor faz, da aprendizagem, aquilo que o aluno realiza e concretiza. E para isso, um espaço adequado, com equipamentos adequados, é fundamental.
"Os alunos que estiveram aqui, hoje, ofereceram suas ideias, esse diálogo é construtivo. Os nossos alunos são, graças a Deus, críticos. Nós não estamos construindo robôs, estamos construindo médicos. E esses médicos têm que ser críticos, têm que ser reflexivos, têm que pensar, ver a realidade e questionar. Nesse momento, eles nos deram feedback de alegria, de satisfação, um feedback positivo, isso é muito gratificante", afirma Guerra.
"A gente sabe pedir muita coisa, a gente sabe criticar, mas a gente também sabe reconhecer tudo o que a Ulbra fornece para a gente. A estrutura fala por si só", conclui Huppes.
A tecnologia de ponta para o fornecimento de um atendimento humanizado reafirma o compromisso da Universidade com a excelência na formação de profissionais que, em um futuro próximo, estarão atuando na comunidade.
Thamiriz amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra