Design de Interiores
Protec de Design de Interiores é realizado na ULBRA Canoas
Alunas apresentaram seus projetos para banca avaliadora
Foram realizadas as bancas profissionais do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Interiores da ULBRA Canoas, nos dias 12 e 13.12. A iniciativa visa mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), que pertencem ao Projeto Tecnológico em Design de Interiores (PROTEC).
Os projetos dos alunos foram avaliados por especialistas do segmento. No primeiro dia a empresária da Florence Goethe, Leila Castelan e a arquiteta e diretora da Casa Cor–RS, Vera Capaverde foram as convidadas. “Meu objetivo é avaliar uma oportunidade de mercado dentro dos produtos desenvolvidos pelos estudantes, observando forma, função e como eles se aplicam no lado prático do consumidor final”, explicou Leila que atua com móveis planejados. “Em minha avaliação, contemplo vários aspectos, como a parte de design e a questão comercial, observando se o projeto está de acordo com as tendências do mercado. Como nosso segmento é muito competitivo, é fundamental que haja algum diferencial”, salientou Vera.
Um dos trabalhos apresentados foi o da aluna Isabel Marroni, que teve o tema Humanização e Cor no Ambiente Hospitalar. “Ao ambientar espaços como os de um hospital é possível contribuir muito na cura de crianças que realizam tratamento para o câncer. Minha proposta tem como benefícios melhorar a autoestima da cada criança, diminuir sua ansiedade e proporcionar que ela sinta-se viva”, enfatizou a discente.
No segundo dia de atividades, os avaliadores foram o arquiteto da O.BOX, empresa que comercializa lojas portáteis, Douglas Oliveira, e o gerente comercial das TintasShop.com, Vinícius Michalski. “Achei os trabalhos bastante completos e de excelente qualidade. Dentre os aspectos que analisei entendo que o preponderante é a utilização do espaço, contemplando não só a estética, mas também a funcionalidade”, observou. Vinícius mostrou-se admirado porque todos os projetos apresentaram algum aspecto surpreendente. “Em tudo que pude observar sempre vi alguma coisa inovadora, desde o material, passando pela forma e até mesmo o contexto. Gostei muito do trabalho voltado ao público jovem e também daquele relacionado a uma residência no estilo campeiro”, explicou.
Para a coordenadora do CST em Design de Interiores, Rosane Machado, o momento derradeiro representa o coroamento do semestre e do curso para aqueles alunos que estão completando a graduação. “Após as bancas, foram realizadas reuniões do comitê de boas práticas profissionais com os convidados que atuaram como avaliadores. Acho fundamental que o mercado profissional faça essa integração com a Universidade, conhecendo aquilo que produzimos no ambiente acadêmico e também nos fornecendo orientação”, enfatizou Rosane.
Notícias relacionadas
-
16
JANRESPONSABILIDADE SOCIAL Ulbra passa a usar energia renovável nas 18 unidades -
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade
Últimas notícias
-
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas