PALHAÇOTERAPIA
Alunos de Medicina da Ulbra transformam momentos sensíveis em sorrisos
Futuros médicos integram grupo SóRiso e conectam saúde e empatia no HU
A palhaçoterapia é uma abordagem que favorece o cuidado humanizado em hospitais, utilizando a atuação de doutores vestidos de palhaços. No Hospital Universitário (HU), em Canoas, a prática é realizada desde 2010 por um grupo especial de alunos da Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) que levam alegria para as crianças que estão internadas. O grupo SóRiso prova que o riso pode ser um remédio poderoso, e é com esse intuito que os estudantes vestem suas roupas coloridas, colocam seus narizes vermelhos e carregam a frase de Patch Adams nas camisetas: "Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento".
Com suas palhaçadas, eles deixam a ala da Enfermaria Pediátrica mais leve, criando um espaço onde transformam carinho em músicas, atividades e mágicas, demonstrando que oferecer alegria é extremamente valioso para o tratamento médico.
"Dizem que a gente leva esperança para essas crianças, mas eu acredito que elas nos trazem esperança. Ver a risada delas é muito gratificante", afirma a estudante de Medicina do 4º semestre Júlia Lopes, que no SóRiso é conhecida como Jujuba.
Quebra na rotina
O grupo SóRiso possui 81 membros, todos estudantes de Medicina da Ulbra escolhidos por meio de um processo seletivo que ocorre todo início de semestre. As visitas às alas pediátricas acontecem de segunda a sexta, ao meio-dia e às 17h. Durante as atividades, os futuros médicos cantam, dançam, entregam desenhos para colorir, caça-palavras, levam balões em formato de bichinhos e se fantasiam em dias temáticos.
Os momentos de descontração se tornam uma válvula de escape, um lembrete de que a alegria ainda pode existir mesmo nas situações mais desafiadoras. No instante em que as mães se veem junto aos seus filhos hospitalizados, a presença divertida dos palhacinhos oferece uma quebra necessária na rotina de quem acaba perdendo a noção dos dias.
Esse é o caso da Vânia Gonçalves Lima, que acompanha o filho Rodrigo, de 14 anos, diagnosticado com síndrome nefrótica crônica. "Estão fazendo várias investigações, inclusive as doutoras daqui estão em contato, realizando pesquisa com os hospitais de Porto Alegre para ver a causa, então é um momento de muita adaptação. A presença dos palhacinhos muda o astral dele. Ele muda totalmente. Estava meio tristinho, mas daí logo se animou. É muito bom pra ele, admiro muito e agradeço muito o carinho."
Cada quarto, uma história
Ao entrar no quarto do paciente, os futuros médicos deixam suas preocupações do lado de fora e se concentram em fazer o dia de cada criança mais feliz. Cada quarto carrega uma história, meninos e meninas de diferentes idades e condições clínicas.
"Então, não importa o que aconteça, se está sendo uma semana difícil, a gente nunca leva o problema pra lá. A nossa função é fazer com que a criança seja o centro, e não mais a doença. O importante é ela, o bem-estar dela. Queremos alegrar e melhorar o dia das crianças. E é muito difícil, às vezes, mas o sorriso também é uma distração. Então, às vezes, a gente está triste, chateado, chega lá e aí vê por que a vida vale a pena", ressalta a estudante Victoria Thones Rafo.
Pedro Ledesma está no 2º semestre de Medicina na Ulbra. Na equipe, ele é conhecido como Churucataca Berikchik, seu nome de palhacinho. "Esse é um grupo fantástico. Sempre gostei de crianças, então, quando eu tive a oportunidade de poder participar e o grupo me aceitou, fiquei muito feliz. O grupo SóRiso é uma grande válvula de escape. Para nós e para as crianças que a gente vai alegrar o dia. Às vezes eu até acho que elas alegram mais o nosso dia do que a gente o delas", ressalta.
Muito além de entretenimento, o grupo oferece carinho genuíno e uma conexão humana fundamental para a profissão, mostrando a importância da empatia e do cuidado. Por meio desse trabalho, fica evidente como um gesto simples, como o de fazer rir, pode fazer a diferença na vida de alguém, inclusive na formação desses futuros médicos.
Para contatar o grupo, é só acessar a página do SóRiso.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra