RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Ulbra firma parceria com Câmara de Comércio Brasil-Coreia do Sul
Universidade terá espaço físico em Seul para expandir contatos
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia do Sul firmaram uma parceria que promete expandir as oportunidades para ambas as partes. O acordo foi detalhado durante uma reunião do presidente da Câmara, Pablo de Lima Palhano, com autoridades da Universidade, e o termo deve ser assinado nos próximos dias.
A colaboração visa não apenas promover o intercâmbio acadêmico e o aprendizado da língua, mas também fortalecer o parque tecnológico da Ulbra. Com isso, a Instituição contará com um espaço físico na Coreia do Sul, onde, como cooperada, a Ubra vai poder usufruir de um escritório de negócios, compartilhado com outras empresas conveniadas, para expor as suas ações e estabelecer novos contatos acadêmicos e comerciais com empresas em Seul.
"É uma satisfação conectar as instituições. O governo construiu muitas estruturas, muitas edificações para atrair entidades internacionais. Termos um espaço físico e convidamos a Ubra para ser parceira desse espaço na Coreia do Sul. É uma ação estratégica não só para a Universidade, alunos e professores, mas também para todo um conjunto de investidores que procuram o país e encontram na Universidade a estrutura para a instalação das suas empresas de tecnologia", ressalta Palhano.
O presidente da Aelbra, Carlos Melke, demonstrou total apoio à nova empreitada. "É uma honra recebê-los! A Universidade está de portas abertas para esse estreitamento na relação entre os países. Também ressalto a importância de planejar novos projetos em parceria", afirma.
Missão em 6 Universidades
Existem mais de 55.547 empresas no Brasil que desenvolvem atividades comerciais com a Coreia do Sul. Só no estado do Rio Grande do Sul, são mais de 5.338. De acordo com Palhano, o Brasil é o terceiro país que mais concentra sul-coreanos fora da Coreia do Sul.
Em novembro, a Universidade vai participar de uma missão que envolve a visita a seis Universidades sul-coreanas. "Também vamos visitar empresas e parques tecnológicos, para trazer atributos de inovação para a nossa Universidade e oferecer propostas acadêmicas com mais amplitude e num âmbito mais global", ressalta o diretor de Relações Internacionais, Antônio Costa.
Cultura forte e grande mercado
Além de fortalecer a relação entre os países, a parceria também vai criar novas oportunidades para os estudantes. Conforme Palhano, a internacionalização é fundamental. E, nesse momento, onde a cultura coreana está forte no Brasil, o aprendizado da língua e a chance de intercâmbio são atrativas para os jovens que buscam essa integração com a Coreia do Sul.
"A questão do idioma é importante para os estudantes, é uma porta de entrada para as universidades coreanas e uma oportunidade para conseguir bolsas de estudo e estágios", afirma Palhano.
Para ele, é estratégico compreender que o idioma pode colocar os estudantes dentro de uma grande empresa. Da mesma forma, é fundamental ajudar as empresas a ampliar as suas conexões comerciais. "Assim, a Ulbra se torna um agente especial nesse processo e todos acabam ganhando. E é importante destacar que a cultura coreana é muito forte aqui, os K-dramas, o K-pop, o cinema coreano. Então isso nos deixa muito animados, é uma parceria que vai favorecer a todos nós", completou Palhano.
Conexão Internacional
Conforme o Diretor da Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech), Alexandre Ströher, é fundamental trabalhar com a visão de criar e atrair empresas para conectá-las com a Universidade, gerando valor para os alunos ao desenvolver novas tecnologias, produtos e serviços.
"A gente tem esse olhar econômico e social de impacto, trazendo empresa, mas aliando aos nossos talentos, porque a empresa precisa de talento. As conexões internacionais são importantes para a Ulbratech e para a Ulbra. Ao atrair empresas coreanas, levamos conhecimento para os nossos alunos, criando ações e fortalecendo o nosso ecossistema, nossa região e essa troca de experiências. É uma ação muito importante para todos nós", ressalta Ströher.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado