PROFISSIONAIS DE SUCESSO
Egressa da Ulbra expõe búfalos na Expointer
Parcerias atalham caminhos para futuras gerações
Ao longo de seus trinta anos, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil formou inúmeros profissionais que continuam se destacando no mercado de trabalho. É o caso da veterinária Desireé Möller, que se formou na Ulbra em 2010 e hoje expõe seus búfalos na Expointer, a maior feira do agronegócio da América Latina.
Desireé não pertence à família pecuarista e encarou a criação de búfalos como um desafio para a sua vida. Hoje, além de ser presidente da Associação Gaúcha dos Criadores de Búfalos (Ascribu), também é vice-presidente da Federação Brasileira das Associações dos Criadores de Animais de Raça (Febrac).
"Eu sou criadora, expositora e copromotora da Expointer. Quando resolvi ser veterinária, eu nem sabia o que era búfalo. Eu me formei e comprei um sítio para ir morar. Eu tinha um rebanho bovino e aí na Expointer eu conheci os búfalos. Aí eu troquei todos os bovinos pelos bubalinos e foi a melhor opção da minha vida", ressalta a egressa da Ulbra.
Parceria para atalhar caminhos
Desireé também tem uma parceria importante com a Ulbra. Em 2023, ela emprestou três búfalos para a Instituição. "Eles eram estudados ali na Universidade, foi um trabalho bem bacana. A parceria com a Universidade e os criadores é uma engrenagem muito importante de se ter. É onde tem as trocas em pesquisa, através dos professores, e de aprendizado, através dos alunos". Segundo a egressa, é fundamental ter cada vez mais profissionais preparados para lidar com esse tipo de animal, que tem uma exigência maior quando se trata de carne e leite.
Uma característica da Ulbra é exatamente essa, a oportunidade de ter contato com animais de grande porte. Conforme o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Jean Soares, a parceria para estudo dos búfalos permitiu várias práticas e atividades para conhecer as suas características.
"Estamos sempre formando excelentes profissionais. É muito legal ter essa troca, ver quem você já ensinou, bem colocado no mercado e podendo passar a experiência para os nossos alunos. É muito gratificante estar próximo desses egressos. E, mais do que isso, essas parcerias atalham os caminhos para os nossos estudantes de Veterinária, que podem conhecer esse trabalho aqui na Expointer. São conexões importantes que consolidam novos projetos", destaca Soares.
Assessoria de Imprensa
Thamiriz Amado
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra