FUTUROS VETERINÁRIOS
Alunos da Ulbra acompanham a pesagem dos maiores touros da Expointer
Ensino na prática na maior feira agropecuária da América Latina
No primeiro domingo de Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, os alunos da Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a pesagem dos maiores touros da Expointer. Essa experiência de inserção no mercado agropecuário e nas técnicas envolvidas na gestão e cuidado com o gado faz parte da proposta pedagógica da Instituição, que busca proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda e real da profissão.
"O objetivo é difundir tecnologia e a Ulbra está engajada nesse propósito. A Expointer é uma feira tradicional e a nossa participação aqui também é. Para os alunos é fundamental, é onde eles conseguem se conectar com a realidade, conseguem associar sala de aula e vivência prática. Podem ter contato com produtores, empresas e parceiros. Estar aqui dentro agrega muito na aprendizagem e na qualificação desses alunos", ressalta o coordenador de Medicina Veterinária, Jean Soares.
Os touros mais pesados da Feira
A participação na Expointer representa uma oportunidade valiosa para os futuros veterinários da Ulbra. Durante a pesagem, eles puderam ver os touros mais pesados da feira.
De acordo com Soares, acontece o processo de admissão dos animais, onde as Associações das Raças junto com a Defesa Sanitária conferem a documentação e informações dos touros.
"Esse é um dos eventos mais esperados: o animal mais pesado! Esse ano foi um animal da raça Limosin, com 1.450 quilos. É uma grande expectativa e é muito importante que nossos estudantes possam acompanhar, conhecendo as raças, modelos de produção além de saber mais sobre esse grande campo de atuação profissional", ressalta.
Além da sala de aula
"É muito importante ter mais contato com o mundo do agronegócio, conhecer empresas, lojas de medicamentos, acompanhar o que tem de novidade do setor", destaca Sofia Rizzon, que está no 9° semestre do curso de Medicina Veterinária.
A participação dos estudantes da Ulbra na Expointer é bastante tradicional, além de uma oportunidade para aprender além da sala de aula. Conforme a aluna Emanuelle Dall'Agnese é esse contato que colabora para adquirir experiência na área.
"Nosso curso é metade teórico e metade prático, aqui podemos entrar em contato com as empresas que fornecem os laboratórios e medicações. Cada vez que eu venho, o contato com professores e veterinários, me levam cada vez mais a ter mais segurança de seguir como Veterinária, a seguir com o que eu quero", destaca a estudante e futura Veterinária formada pela Ulbra.
Ao longo da semana, a Universidade vai fazer uma série de miniaulas e debates técnicos. As atividades acontecem na casa da Ulbra na Expointer e são abertas ao público em geral.
Assessoria de Imprensa
Thamiriz Amado
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra