SONHOS REALIZADOS
Segunda graduação em Medicina oferece novo patamar na carreira
Formados em outros cursos, alunos realizarão sonho de se tornarem médicos
Conforme pesquisa realizada pelo Censo de Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), entre os anos de 2014 e 2020 houve um aumento de 67% na procura pela segunda graduação. Essa tendência de buscar novos desafios também é evidente entre os alunos de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) oriundos de outras graduações e que hoje sonham ser médicos.
A decisão de iniciar uma segunda graduação em Medicina é uma jornada impulsionada por uma combinação de motivação pessoal e profissional. O amor pela área, aliado ao desejo de expandir conhecimentos e habilidades, é o que leva os estudantes a se dedicarem a uma nova formação. Assim, o recomeço surge como uma excelente oportunidade para aqueles que buscam mudar de carreira ou complementar sua formação inicial com novos aprendizados e novos horizontes.
Gilmar Felario Jr., 37 anos, é um exemplo. Formado em Enfermagem na Ulbra Carazinho, atualmente está no 3º semestre de Medicina no campus Canoas. "Minha escolha em retornar deve-se principalmente ao ensino e à qualidade dos professores. A decisão de ingressar na Medicina foi por ser um sonho interrompido durante a atuação como enfermeiro. Mas, no último ano, decidi retomar os estudos e concretizar esse desejo. Aqui, na Ulbra, tenho todo o suporte teórico e estrutural", destaca.
Novas aventuras do conhecimento
Conforme o professor de Anatomia Henrique Zaquia Leão, a experiência de ter estudantes com idades diferentes é extremamente rica para o aprendizado em sala de aula.
"Eu vejo o brilho no aluno jovem que está aprendendo para ser um profissional na Medicina. E vejo o brilho no aluno mais maduro que está aproveitando o que ele teve na formação primária para acrescentar em suas novas aventuras do conhecimento. É muito agradável ver esse mesclado dentro de sala de aula. Além de melhorar a qualidade das turmas", ressalta Leão.
Assim, ao unir conhecimentos anteriores com a formação médica, os profissionais podem ampliar suas perspectivas profissionais e contribuir para a diversidade e riqueza do ambiente acadêmico.
A escolha pela Ulbra
"Escolhi a Ulbra porque foi onde eu fiz a primeira graduação e não me arrependi! Ambiente moderno, professores qualificados. Sou formado em Odontologia, mas meu sonho sempre foi Medicina e, na época, não tinha condições de cursar. Com o tempo, acabei gostando da Odonto e me acomodei, mas o sonho nunca acabou, e agora abriu a oportunidade de cursar a segunda graduação e eu entrei, está sendo ótimo. Minhas expectativas são bem grandes e, a cada semestre que passa, sinto que fiz a escolha certa", destaca Jean Athayde, 38 anos, que está no 3º semestre de Medicina.
O interesse por novas áreas de conhecimento pode abrir portas para diversas oportunidades. Dessa forma, a escolha de iniciar uma segunda graduação reflete não apenas a adaptação às demandas do mercado de trabalho em constante evolução, mas também a busca contínua de profissionais por novos rumos em suas carreiras.
Juliana Picanço é formada em Biologia e cursa o 2º semestre de Medicina. "Voltar para a sala de aula é muito bom, sempre gostei de estudar. Eu tenho mestrado e doutorado em Biologia Molecular, mas sempre quis fazer pesquisa na área oncológica. Pra mim, é um prazer voltar para a sala de aula", afirma.
Para o professor Leão, reunir egressos de diferentes graduações com os jovens que estão iniciando na Universidade colabora para construir um cenário rico dentro do curso.
"Então, se eu tinha uma motivação com os jovens, hoje tenho essa mesma motivação com quem conversa comigo a partir da Odontologia, Fisioterapia, Psicologia. Esses alunos graduados têm casos clínicos para comentar. E o jovem pode comentar uma experiência que passou. É bonito mostrar para eles que cada um vai trilhar o seu caminho", ressalta Leão.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra