INOVAÇÃO NA SALA DE AULA
Aulas de anatomia da Ulbra ganham reforço da tecnologia
Alunos podem utilizar aplicativo para escanear peças em laboratórios
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está elevando o nível de suas aulas de anatomia por meio da utilização do aplicativo 3B Smart Anatomy. A ferramenta permite aos estudantes o acesso a informações detalhadas e interativas ao escanear QR codes que proporcionam uma compreensão mais profunda e prática dos detalhes das estruturas anatômicas.
A experiência educacional disponibilizada pela Universidade reúne o acervo dos laboratórios da Ulbra, permitindo que os acadêmicos estudem de qualquer lugar proporcionando maior autonomia no processo de aprendizado. Conforme o coordenador do curso de Medicina da Ulbra, Marcelo Guerra, o grande trunfo do uso da tecnologia é permitir que o aluno possa estudar e aprender no seu tempo.
"Nós temos um currículo integrado e metodologia ativa, nosso objetivo é melhorar a experiência de aprendizado. Todos nós temos capacidades metacognitivas diferentes, com o método ativo o aluno consegue buscar sua forma ideal de aprender", destaca.
3B Smart Anatomy
O aplicativo 3B Smart Anatomy foi adquirido pela Ulbra junto com as peças anatômicas que possuem o QR code que pode ser escaneado para leitura de informações. Assim, os modelos dos laboratórios podem ser utilizados de qualquer lugar e o conteúdo se torna acessível a qualquer hora para todos os estudantes dos cursos de saúde da Instituição.
Projetado para smartphones, tablets e desktops, a ferramenta permite acesso online e offline a anatomia feminina e masculina em 3D, oferecendo recursos de realidade aumentada, possibilidade de girar as peças anatômicas e utilizar zoom para exibir diferentes estruturas. Além disso, os estudantes podem utilizar a função de notas, questionário com resultados instantâneos e avaliação final da pontuação e personalização de imagem para salvar em seu dispositivo.
Tecnologias para aprendizagem
Conforme Guerra, a tecnologia não deve impedir o profissional de refletir e utilizar suas capacidades mais humanizadas, mas as inovações permitem ao aluno a capacidade de se encontrar, possibilitando adaptar o ensino às necessidades e ritmos individuais.
A Ulbra utiliza tecnologias e oferece simulações virtuais imersivas e ferramentas de inteligência artificial que aprimoram a aprendizagem dos futuros profissionais da saúde.
Os estudantes de Medicina também têm acesso ao Up To Date, uma base de dados com informações médicas atualizadas, mesa de anatomia imersiva, laboratórios virtuais e outras ferramentas que utilizam a tecnologia para oferecer ao estudante experiência prática. Essas inovações não apenas tornam o ensino mais interativo, mas também melhoram a precisão e a eficiência na formação promovendo inclusão e interatividade, tornando o aprendizado mais dinâmico e personalizado.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra