FUTUROS MÉDICOS
Alunos da Medicina projetam sonhos neste início de semestre
Aulas começaram nesta segunda, 5 de agosto
As férias chegaram ao fim e os alunos de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas iniciaram mais um semestre nesta segunda-feira. Novas aulas e novas expectativas fazem parte dos primeiros passos rumo ao sonho da formação em Medicina. Antônio da Cunha Ortiz, 19 anos, é um exemplo de quem sempre carregou o objetivo de tornar-se médico. "Esse é meu sonho desde os dois anos de idade. Eu quero ajudar as pessoas. Vou ser o primeiro médico na minha família, estou realizando meu sonho aqui na Ulbra", afirma.
A aluna Mariana Saffer está no 2º semestre do curso e em sua primeira aula de Anatomia já demonstra bastante expectativa. "É uma disciplina complicada, mas estou esperançosa. É muita responsabilidade, mas ao mesmo tempo tenho um sentimento de querer batalhar para ser uma médica incrível", destaca a estudante.
Para o coordenador do curso, Marcelo Guerra, é fundamental pensar na importância da realização profissional. "O curso de Medicina lida com um dos mais frequentes sonhos da juventude: o de ser médico. Trabalhar com esse sonho e fazer com que ele se torne uma realidade feliz é uma grande responsabilidade. Nosso objetivo é fazer com que o sonho de cada um se transforme no projeto de um profissional feliz."
Infraestrutura e formação humanística
"Nós queremos contribuir para transformar nossos estudantes em médicos. Queremos que eles se tornem médicos", ressalta o professor de Anatomia, Omero Costa Filho. Além da infraestrutura, formação docente de qualidade e prática desde o início do curso, o ensino baseado em uma formação humanística é uma das características da graduação.
A Medicina da Ulbra conta com biotério, laboratório de anatomia, microscopia, procedimentos cardiorrespiratórios além de acesso a uma mesa de anatomia interativa. O equipamento conta com uma tela touch de 86 polegadas, software com imagens médicas com fotorrealismo e cadáver virtual real dissecado e escaneado reconstruído em 3D. Além disso, apresenta estação de trabalho radiológica com mais de 130 casos da Biblioteca Medical Harbour e atlas anatômico humano.
Os estágios curriculares supervisionados se concentram nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e urgência e emergência. As práticas são realizadas no Hospital Universitário, Unidades do SUS, e Instituições conveniadas.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra