RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ulbra Cachoeira vai ceder espaço para atendimentos a autistas
Convênio vai permitir os serviços da Associação Municipal dos Autistas
Uma reunião da direção da Ulbra Campus Cachoeira do Sul com a presidente da Associação Municipal dos Autistas (AMA), Bruna Azevedo, teve um resultado positivo para uma demanda da comunidade. A universidade abraçou a causa dos autistas e vai ceder o espaço necessário para o funcionamento e para os atendimentos realizados pela associação a partir de agosto. A associação esteve representada por um grupo de mães de autistas, integrantes do Grupo de Mães Corações Conectados, e também da advogada Michele dos Santos, e buscou a Ulbra para apresentar as necessidades e a dificuldade em encontrar uma saída para a continuação do trabalho da entidade, para a diretora do campus, professora Adriana Porto.
Após uma consulta à mantenedora Aelbra, da Ulbra, a resposta foi favorável para a formalização de um convênio de colaboração entre as duas entidades, que vai proporcionar a cedência de salas e apoio da estrutura administrativa da universidade para o funcionamento da AMA. Conforme a diretora Adriana Porto, a Ulbra considera a causa muito importante para a comunidade e também vê a possibilidade de agregar um apoio de cursos como Direito, Psicologia, Fisioterapia, entre outros. "Para nós, será uma satisfação receber a entidade em nossa estrutura, haja vista o papel relevante que estes atendimentos têm em nossa comunidade de Cachoeira do Sul", afirma Adriana.
A Ulbra já apresentou algumas alternativas de salas que podem ser ocupadas pela AMA, e a diretora Adriana Porto adiantou que o espaço que for definido em comum acordo será reformado e adaptado para permitir o perfeito funcionamento dos serviços da associação. A presidente da AMA, Bruna Azevedo, considerou o desfecho muito positivo para os autistas e seus familiares, assim como para a comunidade cachoeirense, que poderá contar com os atendimentos junto ao campus da Ulbra.
A AMA é uma entidade sem fins lucrativos, criada em novembro de 2022, formada por pais voluntários e hoje possui cerca de 100 associados. A entidade luta por garantia de direitos e políticas públicas eficazes no município e oferece atendimentos de natação, neuropsicopedagogia e oficina de artesanato. A interlocução da negociação foi liderada pela advogada Michele dos Santos, que voluntariamente abraçou a causa da AMA. "Acredito que a comunidade tem muito a agradecer pelo trabalho voluntário dos familiares dos autistas, por isso é muito importante a continuidade deste trabalho", comentou Michele.
Participaram também da reunião as mães Milena Rosa e Greice Panta (Grupo de Mães Corações Conectados), Elisângela Rodrigues, vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, e os assessores da Ulbra, Administrativo Fernando Huwe, e de Comunicação Celso Rafael Elesbão.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra