Interop Day na ULBRA
Sábado de interoperabilidade na ULBRA Canoas
Interop Day promoveu palestras com diversos especialistas
Foi realizado sábado, 08.12, no campus Canoas o Interop Day, evento relativo à tecnologia da informação (TI), promovido pelos cursos da área de Computação da ULBRA em parceria com as empresas Microsoft e Dell.
Destinado a professores, estudantes e profissionais ligados área de TI, o encontro teve como tema central a interoperabilidade, que é a capacidade de fazer com que dois sistemas de diferentes arquiteturas se comuniquem e trabalhem em conjunto. “Nos últimos anos houve um investimento grande na área de interop para fazer com que as soluções Microsoft se integrem perfeitamente com as soluções de outras arquiteturas e outros fabricantes”, explicou o professor do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Redes de Computadores da Universidade, Marcelo Vighi. O docente trabalhou na organização do evento, inclusive, articulando para que a iniciativa fosse realizada no campus Canoas.
O professor Marcelo participou do programa Garajão da ULBRA TV, na tarde de sexta-feira, 07.12. Ao ser entrevistado pelo apresentador Luis Gustavo “Bivis”, ele teve a oportunidade explicar os propósitos do Interop Day. Na manhã de sábadoo diretor da ULBRATECH, Márcio Machado, fez uma breve fala na abertura do evento. O primeiro palestrante do dia foi o professor dos cursos da área de Computação da Universidade, Roberto Petry. Ocupando também a função de gerente de TI da Dell do Brasil, ele falou sobre a atuação da empresa no mercado gaúcho, destacando os benefícios e os impactos que ela promove na economia local.
Na continuidade das apresentações, o gerente de inovação e novas tecnologias da Microsoft, Danilo Bordini, falou sobre as mudanças inovadoras que sua empresa tem promovido para interagir com outras plataformas, citando vários exemplos de cenários e produtos que adotaram esse conceito. “Hoje não existe mais aquela disputa antiga do tipo ou Linux ou Windows. É possível trabalhar com ambas”, salientou Danilo. O diretor da escola Big Master, de Santo Ângelo, e organizador do evento no Rio Grande do Sul, André Ruschel, também palestrou. “A interoperabilidade busca a união de diversas tecnologias, pois hoje em dia um profissional tem a necessidade de utilizar várias plataformas como Microsoft, Apple e Linux. Nosso objetivo é mostrar para quem atua no segmento e como ele faz para unir todas essas tecnologias”, ressaltou o idealizador regional do evento. O coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST), em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores da Universidade, Eduardo Isaia Filho, enfatizou a importância de promover a iniciativa para o meio acadêmico. “A área de TI evolui de forma rápida, e eventos e cursos são as melhores formas de conhecermos o que está acontecendo de novo e quais são as novas tecnologias que estão por vir”, explicou.
Adotando a filosofia do princípio solidário, a taxa de inscrição para os participantes do Interop Day foi de dois kg de alimentos não perecíveis. De acordo com a organização do evento, foram arrecadados cerca de 500 kg, que serão doados para instituições de caridade. O encontro foi realizado nos turnos manhã e tarde. Além dos especialistas já citados, a iniciativa contou com a participação dos seguintes palestrantes: André Carlucci, Elemar Jr., Fabio Hara, Gustavo Amici, Gustavo Barbato, João Paulo Clementi, Rafael Silva, Renato Haddad, Rodrigo Dias, Rogério Cordeiro e Viviane Ribeiro.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024