TALK SHOW NO CAMPO
Na Expodireto, Ulbra debate gestão e inovação no agro
Novo curso de Gestão do Agronegócio foi pauta de painel na Casa RBS
Levando inovação em movimento por todos os cantos, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) mais uma vez marcou presença na 24ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional que ocorre em Não-Me-Toque (RS). Com apoio do Grupo RBS, a Ulbra promoveu um talk show em que foi apresentado o novo curso da Universidade sobre Gestão do Agronegócio. O debate foi mediado pela jornalista Gisele Loeblein, da Rádio Gaúcha, RBS TV e do jornal Zero Hora, e contou com a participação do coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra Canoas, Jean Soares, e da diretora da Ulbra Carazinho, Frankiele Oesterreich. "Inovação em movimento na gestão do agronegócio" foi o tema do encontro na Casa do Grupo RBS na feira.
Para o diretor de Educação a Distância da Ulbra, Carlos Lenuzza, o curso Gestão do Agronegócio EAD forma "profissionais com capacidade de gestão, inovação e sustentabilidade" para atuarem em um segmento tão importante e que enfrenta desafios constantes. Lenuzza destaca as diversas possibilidades e perspectivas oferecidas pelo setor agropecuário. "São diversas oportunidades no mercado de trabalho, abrindo espaço para líderes otimizarem operações. Desde a área de vendas e controle de insumos, logística, produção, bem como com o agronegócio digital que cada vez mais demanda especialistas em tecnologia agrícola para desenvolver soluções inovadoras, como sensores, softwares e aplicativos", conclui.
A iniciativa reforça a conexão da Universidade com o agronegócio, segmento econômico que mais cresce no Brasil, segundo os resultados do PIB de 2023. Pautada pelo compromisso com a evolução do setor por meio do ensino de qualidade, a ação também realça a missão da Universidade de ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora reconhecida como instituição de excelência.
A educação como insumo do agro
No painel na Casa RBS, foram discutidas a importância da atuação da Universidade para acompanhar as evoluções do agronegócio, tendo em vista diferentes possibilidades mercadológicas, e a busca pela sustentabilidade, que tem sido uma demanda constante. Os convidados ainda debateram a necessidade de manter o diálogo entre todas as partes para que as novas gerações do agronegócio sigam levando conhecimento e agregando resultados. Para isso, a gestão é essencial.
Em momentos como este, na visão do professor Jean Soares, "encontramos a realidade do campo. Aqui, temos produtores, alunos, egressos e empresas parceiras que podemos conectar e levar informações para o meio acadêmico para alimentar a roda da educação", comenta.
"Estar na maior feira do agronegócio do país, lançando o curso de Gestão do Agronegócio, na modalidade EAD, é uma oportunidade ímpar", opina Frankiele Oesterreich. "A feira serve de local de estudos também, pois o que de mais moderno existe na área está sendo apresentado, e a Ulbra, como sempre, busca a inovação, não fica parada e se movimenta em prol de novos cursos, ampliando seu leque e levando educação para todos através da EAD", adiciona a diretora.
Para a mediadora do bate-papo, a jornalista Gisele Loeblein, "a educação é um insumo tão importante como colocar o fertilizante na lavoura ou comprar uma máquina nova". Gisele destacou a importância da educação e do contato do agronegócio com a academia para que a área siga gerando resultados positivos. "As pessoas que trabalham com este setor precisam estar cada vez mais preparadas e profissionalizadas, porque este é um negócio e, como tal, exige uma preparação. É um setor que está em constante evolução", afirma.
Oportunidades para novos negócios
Atualmente, a Ulbra dispõe de um vasto portfólio de empresas e instituições parceiras conveniadas, que oferecem condições especiais em cursos de graduação a funcionários e associados. Para a coordenadora de Convênios e Estágios da Ulbra, Fernanda Matos Souza, a participação da Universidade é uma oportunidade de estreitar as relações com o agro, expandir os horizontes e proporcionar cada vez mais oportunidades aos alunos.
"Estamos cada vez mais inovando nesse sentido. Pela aproximação com as empresas, pelo relacionamento, pela oportunidade. Aqui conseguimos identificar a empresa e suas demandas e, junto dos cursos de graduação, o que vamos oferecer para o nosso aluno no mercado de trabalho", conclui Fernanda.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra