CONCENTRAÇÃO EM CANOAS
Categorias de base do feminino do Grêmio também treinam na Ulbra
Times sub-15 e 17 se unem ao sub-20 e ao profissional no Complexo Esportivo
O Complexo Esportivo da Ulbra passou a receber dois novos times do futebol feminino do Grêmio. As equipes da área de formação sub-15 e sub-17 iniciaram os treinamentos nas instalações do Campus Canoas, juntando-se ao sub-20 e ao time profissional, que já tinham o Complexo como seu Centro de Treinamento. A apresentação para a temporada de 2024 foi na última quarta-feira (17), junto da diretoria, coordenação e comissão técnica do clube.
A chegada das novas delegações das Gurias Gremistas faz parte de uma estratégia do Grêmio em centralizar o Complexo Esportivo como a sede do seu departamento de futebol feminino. "Essa parceria com a Ulbra foi um ponto extremamente importante para a evolução do futebol feminino dentro do Grêmio. Unir a base ao profissional foi uma das etapas mais importantes dentro desse processo evolutivo", conta a diretora da base do Departamento de Futebol Feminino do Grêmio, Sandra Dalmas.
Firmada em agosto de 2023, a parceria entre o Grêmio e a Ulbra faz parte da retomada do apoio ao esporte pela Instituição, reconhecida pelo seu histórico de revelar esportistas e dos êxitos obtidos no Brasil e no mundo. Os gestores da Ulbra Sport, Hans Kuchenbecker e Gilson "Mão de Pilão" Alves Bernardo, destacam que a infraestrutura oferecida foi crucial para que o acordo entre o time e a Universidade fosse selado, além da possibilidade da troca contínua de experiências. "As atletas vão receber atendimento de cursos do Ensino Superior e, ao mesmo tempo, passam toda a expertise do futebol de campo feminino para o curso de Educação Física, por exemplo", diz Mão de Pilão.
Estrutura desde a base impulsiona o futebol feminino
Com uma estrutura moderna e equipada com o que existe de melhor para atender às necessidades de diversas modalidades, o Complexo Esportivo da Ulbra engloba um estádio de futebol com capacidade para 6.000 torcedores, três ginásios multiuso, duas quadras de tênis, sala de musculação, centro de fisioterapia e dois campos suplementares de treinamento reconhecidos pela Confederação Brasileira de Futebol.
Para Dalmas, a parceria entre o clube e a Universidade está alinhada ao desejo de tornar a modalidade feminina cada vez mais bem-sucedida. Ela destaca que esse empenho começa pela disponibilização de uma infraestrutura completa para as atletas. "É uma grande evolução termos esse complexo gigantesco, com tudo muito próximo: refeitório, alojamento, academia e campo de treinamento. É um lugar sensacional. Nós estamos encantados com essa estrutura e com essa nova parceria", enfatiza.
Em 2023, as categorias de base do Grêmio se destacaram com os títulos do Campeonato Brasileiro pelo time sub-17 e da Brasil Ladies Cup com o sub-20, além do vice-campeonato na Liga de Desenvolvimento da Conmebol. Para seguir trilhando este caminho vitorioso, o objetivo do clube é desenvolver ainda mais as equipes e aumentar os investimentos na formação de novos atletas. "Tudo está ligado. Estando próximas do profissional, elas sabem que têm uma carreira e uma projeção. Com essa superestrutura que nos foi oferecida, a gente pretende alcançar o grande objetivo, que é trazer títulos", explica Dalmas.
Além de toda a parte técnica, a diretora ainda destaca que o acolhimento tem um papel fundamental na formação das jogadoras. "Nós não temos a prata da casa, mas o ouro da casa. A base é o ouro. É onde você vai formar grandes atletas", comenta Dalmas. A diretora reforça que manter a continuidade do trabalho, além de trazer os resultados que o clube deseja, faz com que o futebol feminino num todo se torne cada vez mais forte. "À medida que vai tendo uma base forte, terá um profissional forte e uma seleção forte, porque tudo começa pela base. Isso só valoriza o futebol feminino e só temos bons frutos a colher", conclui.
Marcelo Monteiro
Jornalista - MTb. 20.967
Notícias relacionadas
-
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra -
10
DEZTrabalho de Conclusão Estudantes de Engenharia da Ulbra Canoas apresentam projetos no TCC -
10
DEZEsporte Ulbra Canoas recebe 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos
Últimas notícias
-
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
06
DEZSolidariedade Ulbra Canoas: adote uma cartinha para presentear crianças no Natal