Vestibular 2013/1
Cursos estavam presentes no Vestibular
Professores acolhem futuros alunos já no Vestibular
Os professores dos cursos receberam os candidatos e seus acompanhantes no Centro de Informação ao Candidato, durante o Vestibular ULBRA Canoas. Orientar os futuros alunos sobre as principais características das graduações superiores era o objetivo.
Segundo o coordenador do curso de Odontologia da ULBRA Canoas, Adair Busato, essa aproximação é importante para fazer com que o aluno já se sinta à vontade desde o início. A iniciativa tem dado certo, o que se reflete na boa procura pela graduação. “Tivemos 290 inscritos para 120 vagas nesta edição. É um número satisfatório, e ocorre devido às divulgações do nosso curso, do nosso projeto pedagógico, dos docentes preparados, das atividades e da infraestrutura de que dispomos”, reflete o coordenador.
Essa aproximação não para com o fim do Vestibular. No início do ano letivo será realizada uma atividade de recepção para os alunos e também para seus pais. A mesma iniciativa ocorrerá no curso de Medicina, o mais procurado nesta edição do Vestibular e em todas as anteriores. “A família do candidato vai conhecer o curso, os professores, a grade curricular e toda a nossa estrutura”, ressalta o coordenador da Medicina, Léo Doncatto. “Isso é fundamental para que tanto o estudante quanto suas famílias se sintam acolhidas e que saibam a quem recorrer se precisarem”, revela. Este ano, a Medicina ofertou o total de vagas anual de 2013 no Processo Seletivo de verão, aumentando de 40 para 80, e totalizou uma procura de 17,8 candidatos por vaga.
Prontidão em orientar
Os demais coordenadores de cursos também circularam pelo Vestibular, prestes a orientar e informar os vestibulandos. O coordenador de Geografia, Rafael Martins, avalia que, apesar da redução da procura nos últimos concursos, a expectativa é que as licenciaturas da ULBRA se recuperem nos próximos vestibulares em função dos programas de incentivo ao aluno com bolsas, como o PIBID. “O perfil do candidato que presta concurso para as Licenciaturas é mais específico. Geralmente eles vêm do interior, onde se valoriza mais o magistério como profissão”, destaca.
Já o coordenador do curso de Matemática, Leomir Schweig, comemorou o aumento pela procura de vagas neste Vestibular da ULBRA. Segundo ele, isso é um ponto positivo. Leomir lembra, ainda, que “a integração com o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) é uma característica bem positiva. Os estudantes podem dar continuidade a um mestrado ou doutorado com uma ótima estrutura e sem sair da Universidade onde cursaram a graduação”.
E no caso das Ciências Biológicas, a procura maior é pelas vagas de bacharelado, segundo o coordenador do curso, Marcos Machado. “Isso se dá, principalmente, em função do reconhecimento das diversas áreas em que o biólogo pode atuar nas questões ambientais”, conclui.
Junto ao Centro de Informação ao Candidato, situado em frente ao prédio 1, estavam localizados estandes divulgando diversos serviços da Universidade. No espaço destinado à Diretoria de Relações Internacionais, existiam folders com as principais informações sobre essa área. “Estamos aqui para informar aos vestibulandos, que na condição de discentes eles poderão realizar intercâmbio estudantil, tanto no exterior, como no Brasil. Temos convênio com 38 instituições educacionais em vários países do mundo”, destacou a coordenadora do setor, professora Kátia Maria Paim Pozzer.
Os vestibulandos ainda puderam conhecer no local, um pouco mais sobre os diferenciais dos cursos ofertados pela Universidade, recebendo informações dos próprios coordenadores. “Estamos aqui para orientar os futuros estudantes, confortar aqueles que estão ansiosos, além de apresentar mais detalhadamente o funcionamento de nossa graduação. Em nossa área, muitas vezes temos que explicar para os pais como funciona a atividade escolhida por seus filhos”, observou a coordenadora dos laboratórios do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Moda, Mariana Castro. Orientar e informar os familiares dos vestibulandos sobre os conteúdos ministrados em sala de aula também fez parte da fala do professor que capitaneia o curso de Artes Visuais, Renato Garcia. “Ao contrário das profissões tradicionais, que são mais conhecidas, o ambiente acadêmico de arte sempre gera certa curiosidade. Muitos futuros alunos vêm conversar com a gente e essa troca de conhecimento acaba sendo uma pequena experiência que essa pessoa vai ter durante sua vida universitária”, salientou Renato. A coordenadora de Pedagogia e Educação nas Organizações, Maria Cleidia Klein Oliveira, também entende que o momento é propício para esclarecimentos. “Temos a oportunidade de conhecer o perfil do aluno que está chegando na ULBRA, além de dirimir suas dúvidas”, finalizou Cleidia.
Tags
Notícias relacionadas
-
21
AGOMedicina Informe à Comunidade Acadêmica - Faculdades de Medicina -
06
MARIngresso em 2023/2 Ulbra abre vestibular complementar para Medicina -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
25
OUTVestibular 2023/1 Formação com propósito marca os cursos de graduação da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras