Dia do Fisioterapeuta
Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Consultas são ofertadas a um valor social para toda a sociedade
A Clínica-escola de Fisioterapia da Ulbra Canoas oferece diversos serviços à comunidade. Os pacientes têm atendimento ambulatorial, em ambiente aquático ou no solo, e ainda espaço para pilates para estimulação e/ou reabilitação. As 700 consultas por mês são ofertadas a um valor social e não é preciso comprovação de renda. Este auxílio é para toda a população e é um dos motivos para que a comunidade acadêmica comemore o Dia do Fisioterapeuta nesta sexta-feira (13/10).
Conforme Cristina Caberlon, coordenadora do curso de Fisioterapia da Ulbra, "a Clínica-escola é um dos locais onde o aluno tem a oportunidade de vivenciar o futuro da profissão auxiliando a comunidade, que recebe atendimento para melhorar a qualidade de vida e tudo o que diz respeito a sua funcionalidade". Ela acrescenta que as vagas são oferecidas conforme abertura de turmas de estágios, sempre supervisionados por um docente da área.
Hidroterapia e pilates
As instalações contam com consultório para avaliação, boxes individuais de atendimento, sala de cinesioterapia infantil e adulto, piscina aquecida e salas de aula. "Atendemos pacientes com vulnerabilidade social e também o público que não teria problema para pagar em qualquer outro local, mas que escolhe fazer o tratamento na Ulbra por causa da qualidade do serviço que vai encontrar", explica a coordenadora.
Após ficar hospitalizada por quatro meses devido à Covid-19, Maria Helena Ávila da Silva, 62 anos, precisou de fisioterapia. "Cheguei aqui na clínica da Ulbra após ter 95% dos pulmões atingidos, precisando de oxigênio", conta a moradora de Canoas. "Estou melhorando cada dia mais. Fiz hidroterapia e outros procedimentos para melhorar a minha condição pulmonar. E, atualmente, até faço pilates, pela primeira vez na vida", revela.
Desgastes e acupuntura
"Cheguei aqui na Ulbra com muitas dores, desgastes nos joelhos, uma hérnia de disco na lombar e as juntas com inflamações", diz Mara Solange Machado de Vargas, 61 anos, que estava em uma sessão de acupuntura com 18 agulhas aplicadas em várias partes do corpo. "Agora estou cada dia melhor. O atendimento é ótimo", garante.
"O tratamento da paciente Mara está equilibrando a parte muscular com a parte do meridiano, que é um canal de energia que vai dar essa resposta ao sistema nervoso central para melhorar a função articular", explica a fisioterapeuta Liliane Tortelli Mendes.
Serviços oferecidos
Os atendimentos fisioterapêuticos da clínica-escola atendem diversas patologias:
Disfunções neuromotoras;
Alterações traumato-ortopédicas,
Reumatológicas e Musculoesqueléticas;
Sequelas de AVC;
Pessoas com esclerose múltipla, paralisia cerebral, Mal de Parkinson, mielomeningocele, traumatismo craniano, síndrome de Down, autismo, entre outras.
Informações e agendamentos:
Clínica-escola de Fisioterapia
Av. Farroupilha, 8001 - prédio 22 - térreo - ao lado do Hospital Universitário.
Telefone: (51) 3477-9198
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes