Geografia
Geografia realiza visitas técnicas e trabalho de campo
Estudantes visitam municípios de Tupandi e Missões
O curso de Geografia da ULBRA Canoas realizou no último dia 20.11 uma visita técnica ao município de Tupandi. Alunos da disciplina de Geografia Agrária participaram da atividade que visa proporcionar aos estudantes uma forma de ver na prática os principais temas abordados em aula. Neste segundo semestre de 2012, os discentes também participaram, no final de outubro passado, de uma saída de campo durante um final de semana em que visitaram as Missões.
O coordenador do curso, Rafael Martins,explica que pensar a Geografia, hoje, nos remete à compreensão desta ciência nos últimos anos, através de trabalhos de campo e das visitas técnicas, que têm o objetivo da identificação, da investigação e da análise do espaço geográfico. Tais experiências buscam estabelecer uma análise sistemática dos conteúdos do curso em diferentes momentos de cunho multidisciplinar, como por exemplo, a sustentabilidade e o desenvolvimento ambiental e ecológico.
Na visita técnica do município de Tupandi foi possível visitar diversos pontos interessantes para os alunos da disciplina de Geografia Agrária. O grupo de estudantes, orientado pelo professor Rafael, foi recebido pelo secretário de Agricultura do Município, Joaquim Weber, que mostrou diferentes espaços de produção. Foi possível estabelecer um diálogo com produtores de aves e de suínos, que apresentaram técnicas de trabalho e da produção, além de esclarecer a importância das atividades agroindustriais no desenvolvimento econômico da região. O grupo de alunos também conheceu um sistema produtivo de citros baseado na agrofloresta, que se apresenta como um espaço comprometido com a produção ecológica e sustentável.
Visita às Missões
A saída de campo para a Região das Missões foi realizada em parceria com o curso de História da ULBRA Canoas, motivada pela necessidade de conhecer as relações entre o processo histórico de construção do espaço geográfico, e o funcionamento da natureza em uma região importante para o estudo de ambas as áreas.
Os alunos foram orientados pelos coordenadores dos cursos de História, Roberto dos Santos, e de Geografia, Rafael Martins. O grupo visitou museus e o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, que é um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Ancanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões, no município de São Miguel das Missões. O grupo também visitou a Unijuí, onde foram debatidos temas relevantes do desenvolvimento regional e da educação brasileira.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024