PROTAGONISMO NO ENADE
Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Dicas de docentes possibilitam que estudantes tenham melhor desempenho
Integrando as unidades do Rio Grande do Sul, a Ulbra está promovendo a programação Encontros com os Estudantes Enadistas de 2023, que consiste em ações contínuas em prol da qualidade acadêmica e dos processos pedagógicos da Instituição. Considerando que os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) oferecem subsídios para o constante aperfeiçoamento dos cursos de graduação, essa programação está se estendendo desde setembro e será concluída em novembro, mês de realização do exame.
Nesta quarta-feira, 4.10, o professor doutor Ítalo Nunes Ogliari orientou os estudantes de Medicina Veterinária e Enfermagem do campus Canoas, presencialmente pela manhã, e de diferentes cursos dos demais campi, à noite, por teleconferência. Abordando o tema Questões Discursivas Enade: da interpretação à escrita, ele relatou que "geralmente o enadista que não teve bom desempenho na redação não compreendeu o enunciado corretamente e divagou sobre algo que não era relevante à pergunta". A origem disto, segundo Ogliari, é a deficiência na leitura e interpretação da questão, por isso deu vários exemplos de questões aplicadas em anos anteriores e de equívocos na construção das redações que resultaram em avaliações negativas.
As dicas oferecidas pelo docente foram esclarecedoras, segundo a estudante formanda de Enfermagem Michelle Xavier Trindade. Animada com a didática do professor Ítalo, ela ressaltou que foi prática e objetiva. "No colégio, a gente fica intimidada com a rigidez no ensino e a pressão. Eu adorei a didática dele e foi bem proveitoso. É tudo o que a gente precisa -- um professor que seja simples, que facilite o aprendizado".
Nestes momentos de protagonismo na aprendizagem, o programa oportuniza aos estudantes criar técnicas individuais que os tornem seguros e transformem sua forma de estudar e responder as questões. No exemplo de Michelle, ela não se importa de dizer que fez sete anos seguidos a prova do Enem até conseguir nota para conquistar uma bolsa Prouni. "O estilo de prova do Enem é similar ao Enade. Com as dicas que recebi e outras que ainda vamos aproveitar no programa, vou me esforçar por uma boa nota no exame de novembro. Já trabalho em hospital como técnica de Enfermagem. Vou me formar enfermeira e realizar o meu sonho aos 44 anos de idade. Estou feliz".
Próximos encontros
- Direitos Humanos - Prof. Dr. Rodrigo Simões: 17.10 às 9h15 e 19.10 às 19h15 (presencial em Canoas com transmissão para Unidades RS)
- O Mundo Transmitido ao Vivo - Jornalista Luciana Thomé: 9.11 às 9h15 e às 19h15 (presencial em Canoas com transmissão para Unidades RS)
- Esquenta Enade - 18.11 - 10h às 12h - (presencial em Canoas).
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - RPMT 5785
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
03
OUTSAÚDE Ex-ministro Mandetta fala sobre Medicina do futuro em evento na Ulbra
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes