ULBRA
Guias turísticos para portadores de necessidades
ULBRA
Os acadêmicos dos cursos de Turismo e de Hotelaria e Eventos da ULBRA Torres dão uma importante e inovadora contribuição à acessibilidade na comunicação nessas áreas com a produção de guias turísticos voltados aos deficientes visuais e auditivos.
Os trabalhos foram desenvolvidos durante este semestre, na disciplina de Mídias e Comunicação, ministrada pela professora Alexandra Zottis. Divididos em grupos, os alunos pesquisaram sobre as peculiaridades que envolvem a comunicação turística relacionada aos portadores de necessidades, sempre orientados pelo compromisso com a cidadania como futuros profissionais do setor turístico. O desafio incluía, ainda, a produção de convites para o lançamento que pudessem ser entendidos e aproveitados, tanto por deficientes visuais quanto auditivos.
Os guias turísticos falados ou audiolivros consistem, basicamente, em gravações onde o conteúdo textual ganha companhia de uma trilha sonora especial, para aguçar o sentido auditivo e a imaginação.
O Litoral Norte mereceu destaque nas produções, que incluem A Lenda da Lagoa do Violão e Pousada Punta Serena (Torres); Turismo em Terra de Areia; Fazenda Pontal (Capão da Canoa); Parque Tupancy (Arroio do Sal) e Golfinhos: a inteligência dos oceanos. Os próprios acadêmicos atuaram na locução, exercendo o papel de ledores, termo utilizado para audiolivros.
Já para os deficientes auditivos, os alunos formataram as peças comunicacionais, na sua maioria, em vídeos com o recurso de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), aproveitando, em geral, as temáticas abordadas nos guias turísticos falados.
A apresentação oficial dos trabalhos foi realizada no dia 25.06 para comunidade acadêmica. Durante as apresentações, o coordenador dos cursos, Roni Dalpiaz, e a coordenadora de ensino, Maria Aparecida Feijó, destacaram a importância dos projetos realizados. Todos os trabalhos estão sendo encaminhados à Biblioteca da Universidade para catalogação no acervo e ficarão disponíveis para consulta dos interessados.
Os Guias Turísticos foram produzidos pelos acadêmicos: Ademir Gonçalves Júnior, Fernanda Gomes, Helenita Brovedan, Silvana Costa, Taiara Freitas e Vinícius Rodrigues com A Lenda da Lagoa do Violão; Carla Gonçalves, Graciane Negrini, Nina Dalpiaz e Josiane Lemos com Turismo em Terra de Areia; Everlim Rocha, Nataly Braga e Rafael Probst com Fazenda Ponta; Fernanda de Araújo, Letícia Roque, Pedro Selistre e Rodrigo Ferreira com Parque Tupancy (Arroio do Sal); Bruna Derlan, Camila Mattos, Daniela Monteiro e Kizzy Munhoz com os Golfinhos: a inteligência dos oceanos; Edimar da Silva, Fernando de Freitas, Maria Angélica Maia, Ornélio Becker e Rafael Souza com a Pousada Punta Seren.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra