CERIMÔNIA DO JALECO DE MEDICINA
Um jaleco, um sonho profissional e um lugar especial
Alunos ingressantes e famílias compartilharam o rito de início de curso
Um momento para lembrar para sempre, gravado na memória familiar e em uma cápsula do tempo. Assim foi a Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina da Ulbra realizada neste sábado, 30 de setembro, na qual acadêmicos ingressantes passaram pelo rito de recebimento do jaleco branco, bordado com seus nomes, que utilizarão ao longo das aulas durante os próximos seis anos.
A solenidade já é tradição no curso de Medicina, considerada um dos momentos mais marcantes na trajetória dos futuros médicos, junto com a notícia da aprovação no vestibular, o primeiro dia de aula e a sonhada formatura. O jaleco é entregue ao aluno pelos familiares tornando a ocasião repleta de significados, como o reconhecimento pela dedicação aos estudos, a certeza de que estarão sendo acolhidos em suas expectativas e que receberão da Universidade uma formação qualificada e humanizada.
Confira a reportagem sobre o evento ao final da notícia.
As boas-vindas da instituição e da categoria médica
A cerimônia contou com representantes da mantenedora e da Universidade, assim como do Centro Acadêmico do curso de Medicina (Camu) e das entidades médicas gaúchas Amrigs, Cremers e Simers. Todas as manifestações dos integrantes da mesa principal enfatizaram pontos como o acolhimento ao aluno e a qualidade da formação humanitária e técnica oferecidos pela Ulbra; a responsabilidade com a ética e as atitudes respeitosas; a importância do cultivo do amor à medicina; e o comprometimento com a aprendizagem dos conteúdos necessários para o correto exercício da profissão.
O reitor Thomas Heimann ressaltou que a Ulbra se propõe a oferecer uma formação profissional efetiva de excelência e também afetiva. Compartilhou a fala do diretor do curso de Medicina, Marcelo Guerra, de que o rito simbólico da Cerimônia do Jaleco contempla o significado dos alunos assumirem publicamente sua escolha de se tornarem médicos e se comprometerem com a ética e a postura na sua futura profissão, competências que precisam ser desenvolvidas desde o início dos seus estudos na Universidade.
Heimann ressaltou que "Ulbra quer oferecer o fazer e o viver pedagógico para que vocês obtenham muito conhecimento e desenvolvam muitas habilidades para serem profissionais diferenciados no mercado, e isso se faz também com uma formação humanista e humanizada, que se preocupa com o seu bem-estar e de todos os que vão atravessar o caminho de vocês enquanto profissionais da saúde." O reitor ainda destacou que "isso implica valores e atitudes e, portanto, queremos caminhar junto com vocês, proporcionando o melhor ambiente acadêmico e pedagógico. Esse rito dá início a essa trajetória de sabedoria, coragem, resiliência e, acima de tudo, o despertar do amor por essa profissão tão sublime e tão necessária que estão buscando." O enfoque ao amor e a compaixão pelo próximo também foi o tema do tradicional devocional, proferido pelo pastor André Tavares Cardoso.
Do centro acadêmico às entidades médicas
As boas-vindas da mantenedora foram manifestadas pelo vice-presidente Antônio Carlos Romanoski, que também convidou as famílias a visitarem a Ulbra em seus espaços e atividades diversificados. O superintendente de Ensino Superior, Fabiano Pereira Alves, enalteceu a contribuição dos pais na conquista dos acadêmicos ao ingressarem no curso, que vem recebendo investimentos importantes na sua infraestrutura e em tecnologias educacionais, tendo um corpo docente altamente qualificado. Neste aspecto, o diretor Marcelo Guerra exemplificou que, em benefício do ensino na Ulbra, os professores da Medicina estão participando, até o final do ano, do Curso de Formação Docente ministrado pela USP, que é um dos seis cursos nota A do mundo sobre a utilização das mais novas ferramentas e práticas de ensino médico.
Como colega dos ingressantes, a presidente do Centro Acadêmico do curso, Monique Fonini Trevisan, afirmou que a solenidade é um marco importante na jornada dos estudantes porque o jaleco é um símbolo de respeito, confiança e responsabilidade e o seu uso é uma demonstração pública do compromisso com a profissão. "O sonho de ser médico é sonhado juntamente com quem irá entregar o jaleco a vocês. Então, olhem nos olhos de quem está aí agora com vocês e irá entregá-los a vocês. Quero dizer a vocês, familiares, que o Camu quer tranquiliza-los que eles não estarão sozinhos nesta jornada. Como futuros profissionais da saúde, eles serão inseridos em uma comunidade acadêmica comprometida com o sucesso e o bem-estar, e que o Centro Acadêmico organiza divesos eventos especiais, como a Semana Acadêmica que inicia na próxima semana.
As entidades médicas gaúchas foram representadas pelo primeiro secretário do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), doutor André Cecchini; o vice-presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), doutor Marcelo Marsillac Matias; e o diretor de Exercício Profissional da Associação Médica do RS (Amrigs), doutor Ricardo Moreira Martins. Em comum, todos ressaltaram as boas-vindas aos ingressantes no curso e às famílias que os apoiam, assim como os objetivos das entidades na defesa do respeito aos profissionais médicos e de uma formação acadêmica mais humanista, não mercantilista e, também, continuada, a partir das atualizações constantes.
O recebimento do jaleco e a cápsula do tempo
O acadêmico João Marcelo Ferreira, 18 anos, de Marua-RS, recebeu seu jaleco dos pais José Luiz e Andréa. Ele relatou que estava empolgado e feliz. "Em atividades que envolvem a família e amigos sempre há uma expectativa, mas a cerimônia foi algo único e essa expectativa foi superada." Já tendo iniciado o primeiro semestre do curso ele afirma que com o que já ouviu dos seus professores e o que eu viu em suas aulas até agora, sente que realmente vai poder realizar o seu sonho, descobrir o que dentro da área médica será capaz de realizar com suas melhores habilidades, evoluir a cada dia, se especializar e ser um ótimo médico.
O pai José Luiz afirmou que "a vida é uma escada e em cada etapa dela se sobe um degrau. Hoje, foi mais um degrau que meu filho subiu para chegar ao patamar que é a formação na área que ele escolheu. Só quem vive esse momento para saber o sentimento que se tem. Expressar por palavras é muito difícil". Também a mãe André afirma que ficou muito emocionada. "Meu filho está dando um importante passo na sua vida profissional. Acreditamos muito na Ulbra, que tem ótimos professores e uma infraestrutura maravilhosa. Agora esperamos o empenho dele nos estudos. Fiquei muito emocionada por nós e pelos demais familiares que entregaram os jalecos aos filhos. Todos que passam pela experiência de serem pais e mães e os veem chegar neste nível em que estão, adultos iniciando uma vida profissional, ficamos muito emocionados." A namorada Luíza também compartilhou a solenidade com a família de João e afirmou que "foi muito bom dar apoio a ele e vivenciar este momento, além de me inspirar para viver situações semelhantes que possam ocorrer para mim futuramente."
Ao final da solenidade, todos os estudantes ingressantes e seus convidados puderam fazer fotografias em estúdio e registrar bilhetes que foram guardados em uma cápsula do tempo que ficará guardada até a formatura. Késsin Maria Haetinger, 21 anos, de Canoas-RS, dedicou-se a escrever seus sonhos no bilhete. "Eu acho que criamos uma expectativa muito alta quando começamos a nos preparar para o curso. O que vai ser, como vai ser? Eu não tenho receio de dizer que estar aqui hoje é muito mais do que eu achei que seria. Eu não sabia que precisava tanto destas pessoas e deste lugar para realmente me sentir em casa. Antes de iniciar a faculdade eu sempre me senti perdida, como se eu não me encaixasse em nada. E aqui eu me encaixo, e isso eu digo aos professores que me acolhem e aos meus colegas da minha turma que é maravilhosa. Escrever, hoje, meu bilhete foi emocionante. Eu espero que eu crie nestes seis anos algo lindo e maravilhoso e que quando eu leia aquele bilhete eu queira algo ainda mais lindo, já formada, e que eu possa fazer a diferença na vida de alguém". O depoimento foi dado junto aos pais, o avô, o irmão e a melhor amiga: "a turma toda!" disse emocionada.
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras