JOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS
Brasil, Uruguai e Argentina começam disputa por títulos
Jogos Internacionais Luteranos seguem até sexta-feira na Ulbra Canoas
Foi dado o pontapé inicial da 27ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos de 2023 nesta quarta-feira (27/9), com disputas entre estudantes de Brasil, Argentina e Uruguai. Neste ano, participam mais de 1.300 estudantes de 25 escolas de 17 cidades e seis estados. São disputadas 11 modalidades esportivas até sexta-feira (29/9), no Complexo Esportivo da Ulbra em Canoas (RS).
A busca por títulos está acirrada entre as delegações estrangeiras. O Colegio San Pablo, Departamento de Canelones, Montevidéu, Uruguai, trouxe 164 atletas e quer levar novamente o título de primeiro lugar na pontuação geral, repetindo o feito de 2022.
Mas a Argentina, com os 81 estudantes do Instituto Concordia, de Misiones, promete superar os concorrentes. Sem esquecer, é claro, das 23 escolas brasileiras. São as seguintes modalidades esportivas nesta edição dos Jogos: atletismo, judô, xadrez, futsal, voleibol, basquete, handebol, rústica, tênis, futebol 7 e natação.
Confira a entrevista em vídeo com representantes da Argentina e Uruguai.
Emoção uruguaia
A aluna uruguaia Maria Carretero, 17 anos, diz que, para ela e vários colegas da mesma idade, esta edição dos Jogos Internacionais está ainda mais emocionante. "É nosso último campeonato. Ano que vem estaremos na universidade. Estou disputando no atletismo e na rústica de três quilômetros", relata. "Queremos ser campões no geral novamente", enfatiza. Essa é a terceira competição que disputa em Canoas (RS).
Joaquim Souza, 17 anos, pretende levar o título do futsal para o Uruguai. "Os Jogos são muito emocionantes. Estamos competindo e nos divertindo, mas queremos ganhar", confessa. Paulina Ceretta, 17 anos, também está se despedindo este ano dos Jogos em Canoas e quer levar os títulos no vôlei, basquete e tênis. Em 2022, ela ficou em segundo lugar no arremesso de peso.
Adrenalina argentina
A delegação da Argentina garante que também está na disputa pelo título de maior pontuação geral. O professor Enzo Ventura diz que os alunos estão em nove modalidades diferentes. "Eu estive aqui nos Jogos Luteranos como aluno atleta quatro vezes, jogando futsal, futebol de campo, handebol e voleibol. Este é o primeiro ano como professor", conta.
Augustin Dcomitini, 17 anos, diz que também se despede este ano dos jogos escolares do Brasil disputando no vôlei e handebol. Tiara Wagner, 17 anos, afirma que "é muita adrenalina. Estamos todos muito competitivos e emocionados", ressalta Tiara, que disputa as modalidades de vôlei, tênis e atletismo.
Acompanhe aqui os resultados de todas as competições.
Confira aqui o álbum de fotos das competições. As imagens são atualizadas diariamente.
Para saber mais, acompanhe a cobertura jornalística dos Jogos Luteranos, acessando ulbra.br/jogos-luteranos.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Tags
Notícias relacionadas
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos -
30
SETESPORTE Jogos internacionais escolares reúnem mais de 1500 atletas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras