Engenharia Mecânica
Egresso usa estudos na solução de problemas da agricultura familiar
Estudante também recebeu Mérito Senge durante formatura em 2023
Aliar a teoria da sala de aula à vivência prática das profissões é uma das vantagens oferecidas pelo ensino da Ulbra. O curso de Engenharia Mecânica é exemplo disso. Nele, os alunos desenvolvem competências para o trabalho com máquinas e implementos agrícolas (tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, bombas, turbinas, sistemas de irrigação, entre outros), trabalhando desde componentes isolados até a realização do projeto final, a partir de importantes conceitos da engenharia.
Foi esse conhecimento que permitiu ao egresso da graduação Ricardo Tomaz de Souza Viegas, formado em 2023 em Engenharia Mecânica Automotiva, a possibilidade de atualizar o maquinário agrícola da família. De quebra, forneceu subsídios para a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Criado no campo e na lida de gado, Viegas sempre se envolveu em agricultura e pecuária, vivência que despertou a paixão pela profissão. Durante a orientação para o TCC, com o professor Eduardo Pedro Eidt, Viegas trouxe o problema que tinha com o pulverizador da família, que já estava ultrapassado, era manual e exigia muito esforço para o manuseio. O desafio com a máquina rendeu o tema de seu projeto final. Assim, o estudante valeu-se dos seus conhecimentos da graduação para reformar o equipamento, que é utilizado nas lavouras de soja e milho para pulverização de defensivos agrícolas no controle de pragas e ervas daninhas.
"Sempre tive vínculo com a agricultura e continuo trabalhando com meu pai, quando posso. Na hora de fazer o TCC, o professor deu algumas ideias, e eu disse que tinha um pulverizador obsoleto que gostaria de atualizar para adequar às minhas atividades e às do meu pai. Era um grande problema que tínhamos, pois, devido à pandemia, os preços extrapolaram, dobraram, daí ficou muito difícil para o pequeno produtor adquirir uma máquina nova. Então, se tornou muito interessante a ideia de adicionar tecnologia no lugar de comprar uma nova", explica o egresso.
Conforme o professor Eidt, trabalhar com agricultura familiar e sustentabilidade, levando rendimento e eficiência para o campo, é o maior fruto que pode ser alcançado pelo estudante. "É um tema muito interessante, e tem todo um apelo de melhoria da qualidade de vida da família dele, implemento de tecnologia, de competência do aluno egresso que, no lugar de comprar uma máquina pronta, foi lá e praticamente desenvolveu ela. A formação de excelência nos orgulha, e queremos cada vez mais incentivar e capacitar nossos estudantes. Formar o profissional para a vida e para o mercado de trabalho, apto a resolver problemas e ser útil a sociedade e as empresa", destaca o professor.
Prêmio Senge
Na formatura, o melhor aluno de cada um dos cursos de Engenharia recebeu homenagem do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge), como forma de reconhecimento pelo empenho nos estudos e na formação acadêmica. Viegas foi um dos premiados, como estudante com o melhor coeficiente de desempenho. "É algo bem disputado, fiquei lisonjeado. Essa premiação é dada para a nota mais alta do semestre. Me senti muito realizado", ressalta Viegas.
Egressos no mercado
Viegas trabalha atualmente na área de pós-vendas com demonstração, assistência, suporte e entrega técnica na Concessionária de Máquinas Agrícolas Mazzarollo, uma concessionária da Marca Valtra, que é reconhecida por sua confiabilidade, durabilidade e versatilidade na construção de tratores. A empresa é parceira da multinacional AGCO, líder mundial com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas.
O grupo tem convênio com a Ulbra e possui muitos egressos da Universidade como colaboradores. Entre eles, Gabriel Della Nina Reis, engenheiro de validação na AGCO, também formado pela Ulbra, que prestigiou a apresentação de TCC de Viegas e fez uma participação especial como avaliador externo.
Para Eidt, que também coordena o projeto de laboratório de campo na Ulbra com parceria da AGCO, o objetivo do educador é formar profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. Conforme o professor, a interação e parceria de empresas com Universidade é muito rica e beneficia ambas as partes com evolução e desenvolvimento.
"É uma alegria muito grande quando eles estão bem colocados no mercado, quando podemos ver a evolução deles. O professor sempre tem essa vocação de querer transmitir conhecimentos e competências para que isso faça a diferença na vida do aluno. É um orgulho e uma motivação para seguirmos sempre fortes na nossa missão de ensinar", afirma.
Thamiriz Amado
Jornalista - MTB 18.872
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra