Neabi
Neabi Ulbra participa do VI Copene-Sul em Ponta Grossa
Coordenador Diego Machado apresentou ações exitosas para a Erer
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) sedia até esta quinta, 31, o VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Sul (Copene-Sul). O tema do evento é "20 anos da Lei 10.639/03: desafios e perspectivas da educação básica ao ensino superior" e a Ulbra está presente com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Neabi.
O professor doutor e coordenador do Neabi, Diego Machado, participou da seção temática "ST 05: Experiências exitosas e inovadoras em 20 anos de implementação das Erer". Em 2023, completam-se duas décadas da criação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais - Erer, com a promulgação da Lei 10.639/2003 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB, tornando-se uma das principais referências legais no enfrentamento à discriminação racial no âmbito educacional.
Entre suas realizações, o Neabi Ulbra enfatizou na apresentação a organização de palestras, debates, oficinas, intervenções audiovisuais com os cursos, abordando a história e cultura afro-brasileira e indígena, em níveis tanto nacional quanto internacional. Além disso, o núcleo ressaltou como as pesquisas e extensão têm ampliado o entendimento da contribuição desses grupos para a sociedade e o impacto das políticas de inclusão.
"O Neabi Ulbra apresentou as ações realizadas em 2022 e 2023, da reinauguração do seu espaço enquanto deu visibilidade do Núcleo à sua trajetória rumo à institucionalização. As atividades apresentadas durante o evento entrelaçam-se com o PDI no que tange aos estudos das relações étnico-raciais, da população afro-brasileira e indígena. Estas ações buscam conectar a temática e a integração do ensino, pesquisa na extensão na Ulbra com os cursos da Universidade", explica o professor Diego.
O coordenador do Núcleo reforçou ainda a importância da criação de conexões com outros pesquisadores da área:
"Durante o Congresso, estabelecemos laços, parcerias, partilhamos saberes com pesquisadores renomados que possuem trajetórias reconhecidas no país na busca da implementação da Lei 10.639/03, tema do evento. Este evento foi importante pois estabelecemos parcerias e reforçamos o nosso compromisso com as populações pretas, negras, quilombolas e periféricas, muitas vezes pouco abordadas em espaços de educação formal", finaliza.
Mais informações sobre o Copene-Sul podem ser obtidas no: https://www.copenesul2023.abpn.org.br/
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes