Relações Internacionais
Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Modalidade EAD possibilitará ampliação da internacionalização
A Política de Internacionalização da Ulbra acaba de ganhar um importante capítulo para o seu fortalecimento. Trata-se da aprovação, pelo Conselho Universitário (ConsUn), do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI) em uma nova modalidade. Agora, além de os estudantes poderem realizar presencialmente o intercâmbio pelas mais de 50 universidades estrangeiras parceiras, com a novidade, alunos da Ulbra também terão a oportunidade de vivenciar essa experiência acadêmica por meio da modalidade EAD.
Para o diretor de Relações Internacionais da Aelbra/Ulbra, Antônio Costa, a proposta é oferecer aos estudantes da Ulbra de todo o Brasil a oportunidade de expandir seus horizontes acadêmicos e culturais por meio de um intercâmbio virtual com instituições estrangeiras renomadas. "Sabemos que, muitas vezes, os recursos econômicos acabam impedindo os estudantes de vivenciarem essa experiência. Agora, com a mobilidade virtual, não haverá mais impedimentos para a promoção da integração da internacionalização na formação acadêmica", destacou.
A iniciativa, conforme Costa, está alinhada com a Política de Internacionalização da Instituição ao estimular a formação de profissionais preparados para atuar em um mundo globalizado, com consciência da diversidade cultural e capacidade de enfrentar desafios em um ambiente conectado. "Queremos proporcionar aos estudantes a vivência de uma experiência internacional, mesmo que de forma virtual, ampliando sua visão de mundo e promovendo o desenvolvimento de habilidades interculturais", completou.
Para a pró-reitora Acadêmica, Adriana Ziemer Gallert, o programa reforça o entendimento da Instituição sobre a importância da internacionalização na formação dos estudantes e futuros profissionais. "Cada vez mais o mundo é globalizado, interconectado, e as oportunidades de trabalho também no exterior são uma possibilidade importante dentro do contexto que vivemos. É uma ótima maneira de os alunos construírem networking e a carreira conforme os seus projetos de vida", afirmou.
Adriana reforça ainda que essa é uma tendência mundial. "As universidades conveniadas conosco já oferecem essa possibilidade e, para que pudéssemos nos inserir nessa possibilidade, nós institucionalizamos esse programa", completou. A proposta funcionará no mesmo formato do Programa de Mobilidade Acadêmica que já ocorre de forma presencial.
Conheça os pré-requisitos para a participação
O edital para a participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual deverá abrir no primeiro semestre de 2024. Enquanto isso, confira alguns requisitos para participação:
- Estar regularmente matriculado em um curso de graduação e/ou pós-graduação Lato Sensu da Ulbra das modalidades presencial ou EAD;
- Ter integralizado, no mínimo, 30% e, no máximo, 80% do curso ao qual está vinculado;
- Apresentar coeficiente de desempenho acadêmico, com média igual ou superior a 7,0;
- Demonstrar proficiência no idioma exigido pela instituição estrangeira parceira, conforme critérios estabelecidos;
- Dispor de recursos tecnológicos adequados para participar das atividades virtuais, como acesso à internet estável, computador pessoal e webcam;
- Durante o período de mobilidade, o acadêmico deverá ter no mínimo uma matrícula de 12 créditos.
Propósito para a internacionalização
A Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual é um desdobramento de iniciativas que a Ulbra já vem realizando nos currículos da graduação, pós-graduação e cursos de extensão. Ao longo de 2023, ocorreram outras ações de destaque, como as aulas espelhadas em parceria com o Vellore Institute of Technology (VIT), da Índia. Os encontros online, destinados aos alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, foram ministrados em inglês pelos professores do VIT, via plataforma Zoom, com interpretação em português.
Já na área da Comunicação foi realizado o curso de extensão gratuito "Jornalismo de Guerra: produção, noticiabilidade e agendamento" em parceria com a Universidade Fernando Pessoa, de Portugal.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes