Inovação
Curso de Medicina investe em tecnologia com mesa de anatomia interativa
Equipamento simula interações em modelo anatômico real
A partir do próximo semestre, os estudantes de Medicina da Ulbra terão acesso a uma mesa de anatomia interativa. O equipamento conta com uma tela touch de 86 polegadas, software com imagens médicas (DICOM) com fotorrealismo e cadáver virtual real dissecado e escaneado reconstruído em 3D. Além disso, apresenta estação de trabalho radiológica com mais de 130 casos da Biblioteca Medical Harbour e atlas anatômico humano masculino e feminino, entre outros.
A inovação será utilizada por diversas disciplinas durante o curso de Medicina, facilitando o aprendizado dos acadêmicos e gerando uma experiência de realidade virtual. O equipamento simula uma mesa de anatomia clássica, com todas as interações que os alunos fariam em um modelo anatômico real. Trata-se de uma solução completa e intuitiva para análise detalhada do corpo, utilizando exames tridimensionais ou em planos.
Tecnologia desenvolvendo competências
Para o coordenador do curso de Medicina, Marcelo Guerra, os estudantes ganham muito com a aquisição. "Nós definimos três competências básicas para o estudo da anatomia. Uma delas é que se possa correlacionar a anatomia humana com os exames que o médico avalia todos os dias, como a ressonância magnética e a tomografia. Ao avaliar um exame deste tipo, temos que ter conhecimento de anatomia transversal", explica o docente.
Tanto a ressonância magnética quanto a tomografia são exames que mostram cortes de anatomia. "Isso não conseguimos ver com o cadáver. Com a mesa de anatomia é possível analisar as estruturas exatamente da mesma forma que vemos na ressonância", completa Guerra.
Na opinião do coordenador, com a nova tecnologia os estudantes de Medicina da Ulbra terão mais uma ferramenta para atingir competências consideradas imprescindíveis para sua formação. Segundo Guerra, há uma tendência de investimentos em novas tecnologias na área. "Ainda não está universalmente implementada pelas universidades. A relação do nosso curso com o tipo de atendimento médico passa por esta competência: que o estudante entenda a anatomia transversal, a secção anatômica", completa.
A mesa está disponível no prédio 19 do campus Canoas, onde estão concentrados os laboratórios dos cursos da Saúde da Universidade. Acadêmicos de outros cursos dessa área também poderão utilizar o equipamento durante sua formação.
Raquel Kothe
Jornalista MTb. 7920
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes