Comunidade
Maio finaliza com I Seminário sobre Saúde Mental Materna
Ações movimentaram o Campus durante o mês
No dia 31 de maio, aconteceu o 1° Seminário Maio Furta-cor: saúde mental materna importa, promovido pelo Curso de Psicologia, com apoio da Prefeitura Municipal de Guaíba e Secretaria de Políticas para Mulheres, Família e Direitos Humanos.
O evento abordou a ausência de apoio ao sofrimento mental das mulheres em relação às responsabilidades e desafios que a maternidade impõe, além de conscientizar acerca do assunto.
A primeira-dama, Deisi Maranata, esteve presente e declara: "O 1° Seminário Maio Furta-cor foi um marco para nossa cidade, pois nunca havia sido discutido isso antes com profissionais que já trabalham nessa área, que acompanham as mulheres durante e após a gestação. Ao meu ver, o mais marcante foi ouvir as especialistas falando sobre a 'romantização' da gestação e da amamentação, sendo algo prejudicial principalmente para 'mães de primeira viagem', como eu que sou filha única e nunca cuidei de irmãos, por exemplo.Além do evento ter sido valioso, é essencial falar sobre a realidade da maternidade, que mesmo sendo um sentimento incondicional, é trabalhoso e não deve ser romantizado. As mães podem e devem ter apoio em seus primeiros meses pós-parto."
O momento contou com diversas pautas, sendo algumas delas "Puerpério, emoções e rede de apoio: quando buscar suporte profissional?", "Amamentação: como uma consultora materno-infantil ajuda na saúde mental da mulher" e "Violência obstétrica e os impactos na saúde mental", assuntos debatidos pelas convidadas e palestrantes Mariana Benchaya (psicóloga perinatal), Jucieli Gomes (psicóloga materno-infantil), Jéssica Kawka (nutricionista materno-infantil) e Nanucha Silva (enfermeira obstetra).
"Foi um momento muito agregador, pois é um assunto que não costumamos ouvir falar, mas de extrema importância e que deve ser abordado mais vezes, principalmente em instituições como a Ulbra", destaca Marieli Kubiak, acadêmica do curso e colaboradora da unidade.
Maio Furta-cor é uma campanha sem fins lucrativos, democrática e apartidária, que acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, e tem como objetivo conscientizar e sensibilizar toda a população sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
Quer saber mais sobre o movimento?
Acesse: www.maiofurtacor.com.br
Alice Bittencourt - Estagiária de Comunicação e Marketing
Fernanda C. Campos - Assessora de Comunicação Social
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra