Inteligência Artificial
Aula aberta de Cultura Digital discute perspectivas sobre a IA
Live está marcada para o dia 22 de junho, às 19h
O ChatGPT tem gerado muito debate, mas ele é apenas um dos múltiplos aspectos da Inteligência Artificial. Diante desses desafios, a disciplina de Cultura Digital convida para a live: 'Perspectivas sobre a Inteligência Artificial', que ocorrerá em 22 de junho, a partir das 19h no ulbra.br/live. O professor da Ulbra, pesquisador do PPGECIM e doutor em Física pela USP, Agostinho Serrano de Andrade Neto, e o mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e pesquisador da Université Toulouse Jean-Jaurès, Rafael Damasceno, serão os debatedores.
O evento tem a parceria de organização dos cursos de Administração, Design Digital, cursos de Computação presencial e EAD, Jornalismo, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Ulbra. O evento é gratuito e terá certificado.
"A Inteligência Artificial é um tema que vem sendo debatido pelo menos desde o surgimento da cibernética. No entanto, no último ano, com o lançamento da plataforma ChatGPT, vimos uma explosão de debates e especulações acerca das suas possibilidades, seus limites e seus riscos. O painel busca investigar quais serão alguns desses impactos e oferece uma perspectiva geral do fenômeno", explica o professor doutor em Filosofia, Moysés da Fontoura Pinto Neto, um dos docentes de Cultura Digital e do Programa de Pós-graduação em Educação da Ulbra.
"Realizamos exercícios em aula em que os alunos precisam usar o ChatGPT, o que tem sido instigante. A partir disso, as dúvidas se expandem para o uso cada vez mais amplo da Inteligência Artificial em todos os campos profissionais", completa a professora doutora em Comunicação e Informação, Ana Acker, também docente de Cultura Digital.
Sobre os convidados
O professor Agostinho Serrano de Andrade Neto pesquisa novas tecnologias e aportes teóricos sobre a prática do ensino de STEM em sala de aula, bem como a utilização de múltiplas representações no aprendizado auxiliado por computadores. Ele também participou de atividades técnicas e científicas como coordenador do PIBID-Física Licenciatura, e de projetos de pesquisa, como uma colaboração com o Observa Science in Society (Itália), além de ser membro do ESERA (European Science Education Research Association) há mais de 10 anos.
Já Rafael Damasceno defendeu a dissertação "O problema das outras mentes: uma antropologia das inteligências artificiais". Atualmente, ele continua sua pesquisa sobre IA enquanto estudante de mestrado no programa de Filosofia da Comissão Europeia (o Erasmus Mundus EuroPhilosophie), estando vinculado à Université Toulouse Jean-Jaurès (França) e à Universidade de Coimbra (Portugal).
Ana Acker
Jornalista
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras