Saúde
Medicina da Ulbra terá em breve ensino com simulação realística
A aprendizagem inovadora começa a partir do próximo semestre
A simulação realística de alta fidelidade para a área médica representa um cenário inovador e eficaz para o processo de aprendizagem. Os estudantes de Medicina da Ulbra terão à disposição esta metodologia de ensino a partir do próximo semestre. Nesta quarta-feira (17/5), houve reunião entre os representantes da Laerdal Medical e a direção dos cursos de Medicina da Aelbra, mantenedora da Ulbra, quando foram definidos os últimos ajustes.
O encontro foi conduzido pelo diretor dos cursos de Medicina da Aelbra, Prof. Dr. Marcelo Guerra. "Trata-se de uma ferramenta fundamental para o ensino médico. São simuladores de habilidades e de enfermidades complexas. Iniciaremos em agosto'', diz o diretor. Participou da reunião, pela Laerdal, o gerente nacional de vendas, Eduardo Figueiredo, acompanhado de assessores. Figueiredo enfatizou a revitalização da aprendizagem da área da saúde da Ulbra. Também estava presente o coordenador do Laboratório de Simulação Clínica do curso de Medicina da Ulbra Canoas, Prof. Dr. Rogério Fett Schneider.
Diversas situações
São situações simuladas com manequins, muito próximas da realidade do atendimento dos pacientes dentro do hospital ou na sala de emergência, conforme o coordenador Schneider. São as mais diversas simulações, como parto, infarto,acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.
Estarão à disposição 141 peças de simulação e quatro simuladores de alta fidelidade, adulto e pediátrico. "No início do curso de Medicina, os alunos estarão realizando atividades para desenvolver habilidades e, paulatinamente, os cenários irão se tornando de maior complexidade", enfatiza. Entre as vantagens desta aprendizagem, está a possibilidade de não expor o estudante e o paciente a situações adversas.
Extensão e residência
"Os estudantes passarão por estes ambientes simulados antes de chegarem ao hospital", assegura o coordenador. Estas situações de simulação também serão oferecidas para cursos de extensão e na residência médica. "O futuro médico primeiro treina habilidades, depois a simulação realística de alta fidelidade", explica Schneider.
Os espaços da Ulbra Canoas onde serão realizadas as aulas com os simuladores ficam nos prédios 4 e 19, os quais passarão por algumas reformas. "Os alunos trabalham em um ambiente seguro, onde suas tomadas de decisões podem ser avaliadas e discutidas em grupo. Sem dúvida, um avanço muito importante em qualidade de aprendizagem para a Medicina da Ulbra. Acreditamos que, já no próximo semestre, estaremos utilizando o laboratório", conclui Schneider.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra