Vestibular 2013
Campus Canoas adequado às deficiências dos candidatos
Acessos sinalizados e tradutores estão disponíveis
Elevador, rampas, sinalização visual e tátil. Essas são algumas das possibilidades de acesso no campus Canoas, disponíveis aos candidatos com deficiências para o Vestibular 2013. Segundo a direção da unidade, outros serviços ainda são disponibilizados aos candidatos. Entre eles: prova ampliada para quem tem baixa visão, ledor para cego, tradutor intérprete para surdo ou deficiência auditiva. Para o dia da prova, 1º de dezembro, haverá um médico, uma enfermeira e um bombeiro de plantão, em caso de emergência ou atendimento.
Restrições de horário por credo religioso também são levados em consideração. Tradicionalmente a Universidade atende aos adventistas, que só podem fazer a prova a partir das 18 horas. Para eles, o processo seletivo é diferenciado. No horário do início da prova eles se apresentam à Comissão do Vestibular e são dirigidos ao auditório reservado com antecedência para este fim. Um fiscal é destinado a acompanhar os vestibulandos durante todo o tempo. “Fazemos contato prévio com a sociedade adventista e eles designam uma ou duas pessoas para acompanharem os candidatos e realizar atividades, como fornecer alimentação, que é de responsabilidade de cada candidato”, explica a diretora Geral de Ensino da ULBRA, Graziela Macuglia Oyarzabal.
Durante o período de reclusão, os candidatos adventistas não tem contato por meios de comunicação e nem acesso a equipamentos eletrônicos. O único contato que possuem é entre eles e com o fiscal do concurso, até o momento da aplicação da prova, no horário especial. O exame tem o mesmo tempo de duração que o processo padrão: quatro horas para execução aos candidatos da Medicina e duas horas aos demais.
Erivaldo Diniz de Brito, diretor do campus, ressalta que a unidade está preparada para o concurso, inclusive para atender amigos e familiares de candidatos. Os acompanhantes poderão desfrutar de atrações artísticas, como apresentações de dança, entre outras atividades. “Tradicionalmente preparamos um estande, com representantes de todos os cursos em oferta no vestibular, que podem atender os acompanhantes em casa de dúvidas a respeito de mercado de trabalho, áreas de atuação, regulamentação da profissão, por exemplo”. Brito ainda comenta que colaboradores do setor administrativo, financeiro, também estarão a disposição para informar sobre os serviços acadêmicos.
Os candidatos aos cursos da Universidade Luterana do Brasil, de todos os campi, exceto do curso de Medicina no campus de Canoas, responderão às questões da Prova 1 - Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Os candidatos ao curso de Medicina responderão às questões da Prova 2 - Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Biologia, Física, Matemática, Química, História, Geografia e Língua Estrangeira. O curso de Medicina é ofertado apenas no campus de Canoas (RS).
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras