Bacharelado em Estética
Curso inédito na região Sul atende a nova demanda
Nova graduação é ofertada já neste vestibular
Trabalhar pela saúde, beleza e bem-estar não é uma tarefa fácil. Com a constante busca por mais qualidade nos serviços de estética e cosmética, uma nova demanda de mercado surge: a do profissional habilitado tanto para a prática quanto para a pesquisa e desenvolvimento de novidades. E este futuro especialista vai encontrar na ULBRA a oportunidade de garantir sua formação: é o novo curso de bacharelado em Estética, primeiro na região Sul, com inscrições abertas já para este vestibular.
O bacharelado em Estética surge em continuação do projeto de outro curso, o Tecnólogo em Estética e Cosmética, em atividade há dez anos na ULBRA Canoas. "Já formamos 14 turmas, cerca de 500 graduados atuando em diferentes segmentos da área", informou a coordenadora de ambos os cursos, Lucimar Brum. Com profissionais preparados para a realização de tratamentos corporais, faciais, capilares, visagismo/maquiagem, o mercado agora tem uma nova necessidade: profissionais com conhecimento das alterações estéticas bem como de cosmetologia e eletroestética para atuar no desenvolvimento de novos produtos, tratamentos e protocolos de beleza. É o bacharel em Estética quem preenche essa lacuna.
"A indústria precisa de novos especialistas, visando à segurança dos cosméticos e protocolos a serem utilizados no mercado", contextualizou Lucimar. "Nesse cenário o bacharelado propõe uma proposta pedagógica com maior tempo de duração, com mais disciplinas com embasamento nas áreas da morfofisiologia, química, bioquímica, alterações endócrinas, por exemplo. O profissional formado aqui vai trabalhar em equipes multirofissionais, composta por médicos, farmacêuticos e outros especialistas". Por isso, essa qualificação inédita beneficia não somente a indústria, mas também todas as empresas que atuam no segmento da estética, pois com a regulamentação da profissão, aprovada no início deste ano, cada empresa do ramo precisará ter um responsável técnico em Estética em seus quadros.
O curso já inicia com algumas linhas de pesquisa em andamento, ?Avaliação de efeitos de bioativos na redução de peso, através de modelos animais de obesidade? ?Avaliação dos efeitos de bioativos e/ recursos eletroestéticos em culturas de células (ex. efeito de laser na indução da síntese de colágeno em cultura de fibroblastos? e também desenvolve parceria com industria na área capilar. Novas propostas devem chegar com o andamento do curso. "A ideia é termos doutores em Estética, e quem sabe daqui a um tempo, abrirmos uma pós-graduação na área", projeta Lucimar.
Acadêmicos e professores, juntamente com parceiros e representantes da imprensa, participaram do evento de lançamento da nova graduação, nesta terça-feira, 13.11. Como demonstração dos procedimentos aprendidos em aula, os alunos aplicaram serviços e tratamentos estéticos nos presentes. "Eu acredito muito na universidade quando ela transcende novos rumos. E fazemos isso quando atendemos ao que a sociedade anseia", enalteceu o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, durante a cerimônia.
Serviço:
Bacharelado em Estética
Vagas: 50 vagas
Turno: integral
Duração: 8 semestres
Inscrições para o Vestibular: pela internet até o dia 28.11, e presencial, no campus Canoas, até 29.11.
Taxa de inscrição: R 60,00
Prova dia 1º.12
Site:www.ulbra.br/estetica
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024