Sete anos depois
Formando de Engenharia recria foto tirada no início do curso
Gabriel Bortoncello retornou à capela, cenário do primeiro registro
O formando de Engenharia de Produção da Ulbra Canoas, Gabriel Bortoncello, de 27 anos, recriou, na manhã desta sexta-feira, 3, uma foto tirada na Capela Universitária quando ingressou no curso, no ano de 2015. Na época, o registro do então calouro, morador de Nova Santa Rita, foi feito por acaso. "Foi no dia da matrícula. Um amigo do tempo do ensino médio, Raul Moraes, que estudava Direito na Ulbra, me acompanhou. Lembro que passamos pela capela do campus e veio a ideia de fazer a foto", recorda. Embora sete anos tenham se passado entre o ingresso na Universidade e a conclusão do curso, ele diz que lembra exatamente o que sentiu.
"Era um sentimento de gratidão pela oportunidade. Eu fiz o Enem e consegui uma bolsa integral do Prouni, então, estava muito feliz", relata. O primeiro registro, que na época foi compartilhado nas redes sociais do jovem, também serviu de motivação durante toda a graduação. Ele conta que os estudos foram marcados por desafios, especialmente no início. "Lembro de, no começo, passar madrugadas estudando para as disciplinas de exatas. Por isso, sempre tive em mente refazer essa foto. Durante todos esses anos, nos momentos desafiadores, virou um ideal fazê-la de novo com o diploma. E hoje estou realizando", comenta Bortoncello que, agora, se prepara para a formatura em gabinete, marcada para o próximo dia 16 de março.
Nesta sexta-feira, 3, ao refazer a cena sob os olhares emocionados dos pais e do irmão, ele disse estar vivendo um misto de sensações. "Dá um alívio, muita felicidade e gratidão novamente, de estar concluindo este ciclo", define o agora engenheiro de produção, que pretende seguir aplicando os conhecimentos da formação no negócio familiar, uma empresa de terceirização de alimentos para restaurantes.
Emoção em família
Para os pais e o irmão, a conclusão desta etapa também é motivo de alegria. A mãe, Adilene Ferrari Bortoncello, disse que todos têm muita gratidão. "Ver um filho se formando é emoção e felicidade e, mesmo que ele tenha optado por se formar em gabinete, não poderíamos perder a oportunidade de ver ele vestido com a toga e registrar esse momento", afirmou.
Emocionado, o pai, Laudir Antônio Bortoncello, lembrou das batalhas enfrentadas pelo filho para concluir este sonho. "Não foi fácil, mas chegamos aqui. Agradecemos a Deus e esperamos que a gente consiga viver isso com o nosso outro filho também", desejou. O irmão, Eduardo Bortoncello, de 11 anos, contou que se inspira em Gabriel. "Estou muito feliz de estar aqui hoje e tenho muito orgulho do meu irmão", completou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras