Ebrapem
A Educação Matemática Inclusiva nos Papéis Sociais
Conferência discute ensino da Matemática para deficientes
Como pensar e trabalhar para a Educação Matemática inclusiva? Esta foi uma das questões abordadas durante a conferência Educação Matemática Inclusiva nos Papéis Sociais, realizada no final da tarde de terça-feira, 13.11, dentro da programação do XVI Ebrapem, congresso que reúne estudantes de Pós-graduação de 24 estados brasileiros na ULBRA Canoas. A palestrante convidada para tratar do tema foi a pesquisadora da UNIBAN, Siobhan (Lulu) Healy.
Para Lulu Healy, é preciso que a sociedade comece a pensar em mudanças no currículo e na forma como a Matemática é ensinada para pessoas deficientes. “A inclusão é um dos grandes desafios da responsabilidade social”, ressaltou. Segundo a pesquisadora, na última década, tem crescido o número de alunos com deficiência matriculados na Educação Básica nas escolas brasileiras.
Lulu argumentou que existem diversas formas de ensinar. “É preciso aprender a lidar com a deficiência. Temos que trabalhar com o que o deficiente consegue fazer e adaptar as técnicas de ensino. O fluxo de aprendizado é diferente, mas não muda o que se ensina”, argumentou.
A pesquisadora apresentou vídeos que mostram alguns dos recursos utilizados nas escolas onde desenvolve sua pesquisa com pessoas cegas e surdas e ressaltou que ainda se sabe pouco para ensinar Matemática em Libras. “É preciso avançar muito”, enfatizou.
ULBRA se destaca na pesquisa sobre inclusão de deficientes
Esta não é a primeira vez que Lulu Healy participa de eventos com esta temática na ULBRA Canoas. Desde 2010, a pesquisadora trabalha em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade tentando conscientizar a comunidade acadêmica para a importância do estudo sobre a inclusão de deficientes. “A ULBRA é uma das instituições do País que mais se preocupa em pesquisar novas técnicas de ensino da Matemática para deficientes”, ressaltou a pesquisadora.
A coordenadora do PPGECIM, Cláudia Groenwald, lembrou que os estudos de Lulu vêm ao encontro das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Programa na Universidade.
A palestrante é graduada em Psicologia Social e Estudos Cognitivos pela University of Sussex, licenciada em Matemática pelo Instituto de Educação, University of London e doutora em Educação Matemática pelo Instituto de Educação, University of London.
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