Saúde
Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos: cuidados essenciais
Professora de Agronomia e Gestão Ambiental, Andréia Pacheco fala sobre
No dia 11 de janeiro é comemorado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data visa conscientizar sobre os riscos para a saúde e o meio ambiente quanto ao uso indiscriminado de substâncias como agroquímicos, pesticidas e praguicidas. Professora nos cursos de Agronomia, Biologia e Gestão Ambiental, Andréia Pacheco fala sobre o assunto.
Os agrotóxicos, atualmente denominados produtos fitossanitários, são compostos químicos ou biológicos utilizados para fazer o controle de pragas e doenças nas lavouras. Seu uso incorreto, seja por falta de prescrição de um engenheiro agrônomo, seja pelo uso de quantidades acima do recomendado, pode prejudicar o meio ambiente. "Ao adicionar uma quantidade maior do produto à lavoura, o excedente pode contaminar o solo e a água, trazendo prejuízos ao ecossistema, que inclui plantas e animais, podendo causar danos irreversíveis", relata Andréia.
A periculosidade dos produtos trouxe uma legislação rigorosa para aplicação e armazenamento dessas substâncias, sendo obrigatória a logística reversa das embalagens. Ou seja, após o uso, dependendo da classificação do produto, o produtor deve seguir recomendações específicas e devolver as embalagens ao local de compra.
Cuidados na higienização de frutas e hortaliças
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras. Por isso, o consumo de frutas e hortaliças deve conter um cuidado na higienização. "Em folhas como a alface ou frutos como o morango, que são consumidos inteiros, é necessário fazer a higienização correta", afirma a docente. A dica para isso consiste em duas etapas. Para retirar qualquer microrganismo existente, deve-se diluir uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, deixar o alimento nessa solução por alguns minutos e enxaguar muito bem. Já para a retirada de resíduo agrotóxico, coloca-se uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água e novamente deixa-se o alimento de molho nessa solução por alguns minutos. Após, deve-se enxaguar muito bem.
Nos casos de frutas como a melancia ou a laranja, os resíduos de agrotóxicos, se existentes, estão na casca, que não é consumida. A profissional ressalta que ingerir alimentos orgânicos também é uma forma de evitar o consumo desses resíduos.
Naira Nunes
Jornalista MTb 20.824
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras