Danielle Schutz
A conservação de quadros e pinturas sobre tela em livro
Aluna de Artes Visuais aborda pintura sobre tela em livro
A universitária Danielle Schutz lança obra que aborda os cuidados, o trato, a conservação-restauração e a guarda de quadros e pinturas sobre tela. A estudante do curso de Artes Visuais da ULBRA Canoas fez sua sessão de autógrafos do livro Manual Básico de Conservação – Restauro Sobre Tela, domingo, 11.11, último dia da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Danielle é fundadora do atelier Sul Restauro, de Porto Alegre, onde presta serviço a galerias, antiquários e colecionadores, tendo restaurado importantes obras e coleções dos artistas Vasco Prado e Ado Malagoli. Atualmente, a acadêmica desenvolve outras duas atividades na ULBRA - ministra o curso extensionista Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, e é bolsista pesquisadora do programa de pós-graduação em Educação na ULBRA.
Segue abaixo entrevista com Danielle Schutz
1) O que te levou a escrever o livro?
Minha intenção era reunir em um único documento as diversas áreas que envolvem a profissão, bem como esclarecer as frequentes dúvidas que giram em torno desse campo de atuação. E, além disso, tratar das questões técnicas que envolvem o restauro de pintura.
2) Quais os assuntos abordados no livro e qual a contribuição deste para o segmento?
Eu estruturei o livro em três capítulos específicos, tratando das questões referentes à preservação de patrimônio e legislação, perfil do profissional e a regulamentação profissional, e as questões específicas sobre a restauração de pinturas de cavalete, materiais e métodos aplicáveis em laboratório ou atelier de restauração. Acredito que este livro possa esclarecer muitas dúvidas existentes em torno não só da profissão e da arte feita, neste suporte específico pintura sobre tela, mas também em relação a nossa responsabilidade em preservar obras que carregam história e cultura.
3) Qual a contribuição acadêmica de sua obra?
Acredito que a conscientização das pessoas em relação ao cuidado para com as obras de reconhecido valor para a humanidade é a maior contribuição que esta obra poderia trazer.
4) Como foi trabalhar com a Editora da ULBRA?
Foi uma parceria que deu certo. Fui muito bem recebida e orientada, senti segurança e, principalmente, confiança nos profissionais da Editora. Aproveito para agradecer a toda equipe comandada pelo professor Astomiro Romais.
Notícias relacionadas
-
14
NOVNeste sábado, dia 16 Coordenadora do Ulbrati autografa na Feira do Livro de Porto Alegre -
13
NOVDia 15 de outubro Editora da Ulbra lança obras em parceria com o Conselho de Arquitetura -
08
NOVEnciclopédia dos Minerais Ulbra inicia período de lançamentos na Feira do Livro de Porto Alegre -
04
NOVCultura Editora Ulbra participa da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras