Fome de Ler
Irene Santos participa do Encontro com Autor
Escritora retrata a população negra em Porto Alegre
A fotógrafa e historiadora Irene Santos esteve na ULBRA Canoas na segunda-feira, 12.11, participando do Encontro com o Autor, do Programa Fome de Ler. Na ocasião, estudantes dos cursos de Letras, Artes Visuais, História e Geografia puderam conhecer um pouco do trabalho da escritora.
Autora de Negro em Preto e Branco: história fotográfica da população negra de Porto Alegre, e Colonos e Quilombolas: memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre, Irene conta a história da população negra entre os anos de 1845 até final dos anos 1970. A historiadora argumenta que a proposta do trabalho é mostrar os diferentes olhares sobre os negros e como eram tratados naquela época.
O bate-papo com os alunos também contou com participação do coordenador do curso de História, Roberto Santos.
Um pouco sobre as obras
O livro Negro em preto e branco resgatou de acervos particulares e públicos os retratos de encontros e comemorações do cotidiano de pessoas anônimas. Traz imagens fotográficas da beleza, força e dignidade do povo negro.
Já Colonos e quilombolas: memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre foi um projeto premiado pelo Fumproarte, edição 2009. O livro tem a coordenação editorial de Irene Santos, projeto gráfico da artista plástica e arte-educadora Zoravia Bettiol, pesquisa histórica e revisão da professora Dorvalina Elvira Fialho. Os textos são da historiadora e escritora mineira Cidinha da Silva e da jornalista e ativista do movimento feminista de mulheres negras Vera Daisy Barcellos.
Saiba mais sobre a historiadora no site www.irenesantos.foto.br
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras