Expoulbra 2022
Com grande movimentação de escolas, inicia a Feira das Profissões
Mais de 300 pessoas de sete escolas da região participaram nesta manhã
A Feira das Profissões, atração mais esperada da Expoulbra 2022, iniciou na manhã desta terça-feira, 8, e registrou grande movimentação com a participação das escolas da região. Mais de 300 estudantes e professores de sete instituições de ensino marcaram presença no primeiro turno da feira. Entre elas, o Colégio Maria Auxiliadora, Colégio Jussara Maria Polidoro, Escola Cônego José Leão e Escola José Gomes de Vasconcelos Jardim, de Canoas; Instituto São Francisco Coração de Maria, de Esteio; Colégio Martinho Lutero, de Guaíba; e a Faculdade CNEC, de Gravataí. Todos vivenciaram experiências práticas dos cursos da Ulbra por meio de um percurso focado nos pilares de aprendizagem da Universidade: Extensão - Pesquisa - Ensino e Extensão.
A estudante Maria Eduarda Donay, de 17 anos, do Colégio Martinho Lutero, conta que assim que concluir o ensino médio quer iniciar a graduação em Direito e aproveitou esse momento para conhecer mais sobre a formação e também tirar suas dúvidas. Mas, durante sua caminhada pela Feira, o espaço da Engenharia de Produção foi um dos que mais gostou de conhecer. "Eles estavam produzindo uma peça 3D e achei muito bacana", diz ela. A jovem também destacou a importância da Feira das Profissões para quem ainda não decidiu seu futuro. "Para aqueles que não se encontraram e ainda não sabem bem o que querem fazer, aqui são mostradas as vastas possibilidades", sugere.
Já para João Vitor Ferreira, também de 17 anos, aluno da Escola Cônego José Leão, o que mais despertou sua curiosidade foi a apresentação feita no espaço da Engenharia Mecânica sobre motores hidráulicos, sua montagem e funcionamento. "Gostei bastante daquela área", frisa. O estudante, que já cursa Técnico em Enfermagem, diz que, apesar de ter se interessado pela Mecânica, pretende continuar na área da saúde. "Quero me especializar em cirurgia", garante.
O que mais chamou a atenção de Lucas de Miranda, de 18 anos, da Escola José Gomes de Vasconcelos Jardim, foi a forma com que os envolvidos interagiram com os alunos. "Ele nos mostraram outros caminhos, opções de ganhar a vida e nos desenvolver", ressalta ele, dizendo que os espaços da Biologia e Medicina Veterinária foram seus preferidos.
Evoluindo sempre
A professora Melissa Muterle, do Colégio Jussara Maria Polidoro, participante de outras edições da Expoulbra, ressalta a evolução observada neste ano. "Eu acompanho a Expoulbra desde a época de aluna da Universidade, e agora como professora. Percebo neste ano um diferencial, que é a centralização de todos os cursos, tudo muito bem organizado com estandes ricos. Estão de parabéns", elogia.
Para o vice-reitor, Adriano Chiarani, observar a Feira das Profissões com grande público e acontecendo presencialmente, após dois anos de pandemia, é gratificante. "Temos a oportunidade de vivenciar na prática a nossa Universidade. Tem sido um momento muito lindo de se ver", afirma. A projeção feita por ele é que em torno de 3 mil alunos do ensino médio percorram os espaços da Expoulbra 2022 nesta semana.
À noite, são esperadas mais escolas e centenas de visitantes. A Feira segue até o dia 11 de novembro, no prédio 16 do campus Canoas. Saiba mais sobre a Expoulbra 2022 clicando aqui.
Naira Nunes
Jornalista MTb 20.824
Notícias relacionadas
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
13
NOVUlbra Xperience 2024 Alunos abordam soluções para o meio ambiente na Mostra de Ciências -
13
NOVUlbra Xperience 2024 Game que simula trabalho no campo é destaque da Agronomia e Veterinária
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras