Expoulbra 2022
Feira das Profissões convida público a viver modelo pedagógico da Ulbra
Cerca de 2 mil estudantes do ensino médio são esperados para o evento
Uma das atrações mais aguardadas da Expoulbra, a Feira das Profissões, está de volta com um formato que propõe aos visitantes conhecerem na prática o modelo pedagógico da Universidade. Entre os dias 8 e 10 de novembro, cerca de 2 mil alunos do ensino médio das redes pública e privada de Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral percorrerão os caminhos da Extensão - Pesquisa - Ensino e Extensão, processo que é base da aprendizagem na Ulbra. O percurso acontece no térreo do prédio 16, das 8h30 às 12h e das 19h às 22h. Os jovens serão recebidos no lounge da Rádio Mix.
Ao ingressar na feira, na área da Extensão, com o auxílio da equipe acadêmica, o público será convidado a pensar conjuntamente em soluções para uma série de problemáticas sociais apresentadas. Depois, através da Pesquisa, terá a oportunidade de conhecer o trabalho de investigação e aprofundamento das hipóteses levantadas, com o auxílio de professores e estudantes dos Programas de Pós-Graduação da Ulbra.
Na etapa do Ensino, com muita interação, os alunos vivenciarão a prática dos cursos oferecidos pela Ulbra. Imagine, por exemplo, poder ver de perto uma audiência judicial? Ou então, manusear um carro da mecânica automotiva? E, quem sabe, entender o funcionamento prático da profissão de dentista? Ou, ainda, ter contato com algum bichinho da Medicina Veterinária? Essas são apenas algumas experiências que os jovens poderão conhecer de perto.
A Feira das Profissões ainda terá espaços dedicados para a Educação a Distância, Relações Internacionais, trazendo a experiência dos intercâmbios, empreendedorismo e inovação, através da Rede Ulbra de Inovação, além da realidade dos estágios profissionais. No final do percurso, os estudantes sentirão a conquista da graduação.
O evento é aberto à comunidade.
Saiba mais sobre a Expoulbra
A Expoulbra é um evento dedicado a acadêmicos de instituições de ensino de todo o Brasil, iniciantes ou já inseridos no universo da pesquisa e da extensão. Nesta edição, mais de 250 trabalhos foram inscritos e serão apresentados no Salão de Iniciação Científica, Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica e Salão de Extensão. Além disso, a Expoulbra promoverá a Mostra das Ciências e Inovação, no dia 10, às 14h30min, para estudantes da educação infantil e ensino fundamental.
O evento será aberto no dia 7, às 19h, no térreo do prédio 16, com o painel híbrido Empreendedorismo e Inovação: Ideias em Transformação. Os convidados são a diretora do Campus Industrial da Universidad da Coruña/Espanha, Ana Isabel Ares Pernas, o professor de Ciências Empresariais e assessor de Relações Internacionais da universidade Huánuco/Peru, Richard Marin Sevillano, e o presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, Artur Gibbon. O evento será transmitido pelo youtube.com/ulbraeventos.
A comunidade ainda é convidada para duas oficinas gratuitas voltadas à inovação e ao empreendedorismo, que a Ulbratech promoverá dias 9 e 10, às 19h, com os temas Como construir um modelo de negócio utilizando o Canva e Como elaborar um Pitch para apresentar a sua startup. As atividades serão conduzidas pelo diretor da Rede Ulbra de Inovação, Alexandre Dias Stroher. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.
O encerramento da Expoulbra 2022, no dia 11, às 19h, receberá um bate-papo com a secretária adjunta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul, Simone Stulp, também com transmissão pelo YouTube da Ulbra.
Para acompanhar a programação completa da Expoulbra, acesse ulbra.br/expoulbra.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes