O futebol e a Copa 2014
Paulo Paixão fala sobre futebol e a Copa do Mundo de 2014
O futebol sob vários ângulos na visão de especialistas
Com o tema Futebol: da formação de atletas à Copa do Mundo, foi realizado quinta-feira, 08.11, no campus Canoas, mais um evento da EXPOULBRA, promovido pelo curso de Educação Física da Universidade, juntamente com o Comitê ULBRA 2014.
Na abertura, o pró-reitor de Graduação e presidente do Comitê ULBRA 2014, Ricardo Rieth, destacou a importância desse evento esportivo para a Instituição. “Queremos que o efeito dinamizador do Mundial leve benefícios para nossa Universidade e, principalmente, para nossos estudantes”. Quem também marcou presença ao encontro foi a secretária municipal extraordinária da Copa do Mundo de Canoas, Rita de Cássia Oliveira.
O seminário tratou de vários assuntos ligados ao futebol, além contemplar a importância e o legado da Copa do Mundo. As explanações iniciaram com a participação do gerente do Esporte Universitário da ULBRA, Jober Teixeira, que falou sobre o legado deixado pela Copa do Mundo nos países que já organizaram o Mundial de Futebol. Após, o professor da UFRGS, Alberto Monteiro, abordou a temática sucesso no futebol na perspectiva dos valores. Já o fisiologista do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e professor da Unisinos, Leandro Oliveira, falou de avaliação física e dos aspectos fisiológicos no futebol moderno. O professor das categorias de base do Grêmio, Lucas Gonçalves, destacou os aspectos técnicos e táticos da modalidade.
O médico responsável pelo atendimento de saúde durante Copa do Mundo em Porto Alegre, Félix Drummond, tratou dos preparativos médicos para atendimento no período do Mundial de Futebol, de acordo com as exigências da FIFA. O médico do Sport Clube Internacional e coordenador do curso de Educação Física da ULBRA Canoas, Luiz Crescente, abordou aspectos da avaliação bioquímica, ressaltando os motivos pelos quais são realizadas as avaliações fisiológicas, bem como a necessidade de conhecimento sobre o tema para os educadores físicos que desejam trabalhar no futebol.
Por fim, o preparador físico do Grêmio, Paulo Paixão, explanou sobre sua atividade e também sobre a Copa de 2014. Multicampeão, tanto em clubes como na seleção brasileira, Paixão entende que o Brasil tem capacidade para organizar um mundial de seleções, visto que as nações que já o fizeram sempre apresentaram problemas, seja de obras inacabadas ou de trânsito. Com mais de 40 anos de profissão, ele deixou conselhos valiosos para os estudantes. “O profissional de preparação física deve ter convicção na condução de seu trabalho junto aos atletas de uma equipe. Quem pretende atuar na função precisa ter atitude e iniciativa”, enfatizou.
Além dos alunos do curso de Educação Física da ULBRA Canoas, estiveram presentes estudantes dos campi de Cachoeira do Sul, Gravataí, Guaíba, Santa Maria e São Jerônimo.
Notícias relacionadas
-
18
OUTEsporte Equipe da Ulbra é vice-campeã brasileira no handebol feminino dos JUBs -
17
OUTEsporte Equipe de handebol feminino da Ulbra está na final dos JUBs -
29
FEVULBRA SPORT Ulbra retoma protagonismo no esporte e forma novos atletas -
17
SETJUMED Ulbra é considerada melhor sede dos Jogos de Medicina
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras