EXPOULBRA
Oficina da Saúde Coletiva discute cuidados com o bebê
Encontro que integra EXPOULBRA orienta pais e educadores
Uma oficina sobre Hábito do Sono e Alimentação do Bebê foi realizada na manhã de quinta-feira, 08.11, na ULBRA Canoas, dentro das atividades da EXPOULBRA. A professora do curso de Fisioterapia, e mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), Agnes Ivana Koetz Aloísio, fez uma abordagem sobre o tema que escolheu como projeto para sua dissertação.
Ela explica que a proposta é contribuir para a diminuição de problemas respiratórios e pulmonares de bebês de até um ano de idade. Segundo Agnes, após o estudo completo, o projeto poderá ser trabalhado em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
A mestranda alerta que, em muitos casos, as crianças apresentam doenças respiratórias em função da aspiração do leite, que pode causar refluxo, por serem alimentados e colocados para dormir na posição errada. “É preciso que os pais e educadores infantis tenham essas informações”, argumenta Agnes. Ela lembra que o sono na posição incorreta também dificulta a respiração do bebê.
Durante a palestra, o público recebe orientações sobre a importância da amamentação no peito, as formas de prevenção das doenças respiratórias, cuidando a posição mais indicada, e outros hábitos que podem ser modificados.
O trabalho é resultado da observação de crianças atendidas no Posto de Saúde da Vila Cerne, em Canoas, onde os cursos da área da saúde da ULBRA desenvolvem atividades de estágio.
Agnes tem especializações na área de saúde e é docente na ULBRA Canoas há 13 anos. Ela iniciou o mestrado este ano e deve apresentar o projeto até o final de novembro, sob a orientação da professora Cláudia Szobot.
Notícias relacionadas
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras